Main menu

CODAF na Colômbia no 1º Congresso Nacional de Investigação para o desenvolvimento rural e mineiro

Os dias 24 e 25 de outubro foi realizado na cidade de Cúcuta, Norte de Santander – Colômbia, o 1º Congresso Nacional de Investigação para o desenvolvimento rural e mineiro, evento organizado pelo Centro para o desenvolvimento rural e mineiro – CEDRUM, centro de formação do Serviço Nacional de Aprendizagem – SENA, o órgão público mais importante desse pais na formação integral para o trabalho.

Um dos membros do projeto CODAF, a Prof. Ms. Jacquelin Teresa Camperos Reyes, foi convidada para divulgar o CODAF quanto estratégia focada nos pequenos produtores e na agricultura familiar.

A palestra intitulada “Proyecto CODAF: Investigación para pequenos produtores” apresentou o projeto, dentro do marco normativo existente no Brasil para a agricultura familiar, a gênese do CoDAF, os eixos que o compõem, os membros do grupo, as tendências das pesquisas desenvolvidas tanto nos eventos e-CoDAF quanto na revista RECoDAF e nos ciclos de estudo CEDIT, finalizando com perspectivas e convidando ao evento organizado pela PROSA, 1º Simpósio Brasileiro Agricultura Familiar 4.0: Agricultura familiar, Inclusão digital e Desenvolvimento sustentável.

Mais informação do 1º Congresso Nacional de Investigação para o desenvolvimento rural e mineiro do CEDRUM visitar o site https://sennovacedrumcuc.wixsite.com/indrum

V e-CoDAF aborda o uso de tecnologias de acesso a dados para gestão de pequenas propriedades rurais

O Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (e-CoDAF) é uma conferência organizada pelo Projeto de Extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) em parceria com instituições de ensino superior, tendo como objetivo criar espaços para proporcionar exposições, debates e compartilhamento de conhecimento acerca da temática do uso e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação para pequenos produtores rurais.

Em sua quinta edição, o e-CoDAF abordou a temática "Tecnologia de acesso a dados para gestão de pequenas propriedades rurais" e foi realizado conjuntamente com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). As atividades do evento foram transmitida simultaneamente entre todos os pólos participantes (Tupã-SP, Presidente Prudente-SP, Belém-PA e Tucuruí-PA), havendo também tranmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD).

As palestras foram ministradas por pesquisadores nacionais e internacionais, que discorreram sobre questões como: o perfil de horticultores do País de Gales e sua familiaridade com as tecnologias digitais (Prof. David Skydmore), exemplos de projetos de aplicações para pequenos produtores na região de Tucuruí-PA (Profa. Viviane Santos), estruturas e canais de comercialização (Prof. Armando Lirio), tecnologias sociais para saneamento básico (Profa. Vânia Neu), uso de VANT como recurso para coleta de dados em pequenas propriedades rurais (Gerson Serejo), uso de dados para a análise de solo (Prof. Edemar Moro), a importância do capital humano para o desenvolvimento de competências digitais em pequenos produtores rurais (Prof. José Tonon) e sobre a importância da tecnologia para criar estratégias de beneficiamento de produtos e aumento da renda (Prof. André Mesquita).

Além das palestras, também houve a apresentação de trabalhos científicos que demonstraram resultados teóricos e práticos de pesquisas relacionadas com o uso ou com o desenvolvimento de tecnologias de acesso a dados e informações para pequenos produtores rurais. Ao final, foram selecionados os quatro melhores artigos para serem publicados na Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Os demais artigos estão sendo editorados e serão publicados no formato de Livro de Anais.

Como atividade pós-conferência, nos pólos da FATEC/Presidente Prudente e UNESP/Tupã foram realizados minicursos voltados para pequenos produtores rurais, que abordaram o uso de aplicativos para o processo de gestão rural e o uso de Redes Sociais como recurso para dar visibilidade à produção agrícola.

Projeto Água para Todos

O Projeto Água para Todos tem como objetivo melhorar o acesso ao recurso hídrico para famílias de produtores rurais. Já estão se beneficiando deste projeto os produtores que residem na cidade de São Pedro da Aldeia (RJ), uma região que apresenta um grave problema de acesso a água. Para continuar produzindo, culturas agrícolas de subsistência como, por exemplo, da pimenta-rosa, e revendendo para comerciantes da região, faz-se necessário captar recursos para a perfuração de poços artesianos que atendam as exigências ambientais e é neste sentido que o Projeto Água para Todos pode contribuir com os assentados e incremento de sua renda.

Fonte: https://www.catarse.me/pimentarosa?ref=ctrse_explore_pgsearch&project_id=86174&project_user_id=997724

RECoDAF esta indexada em novas Bases de Conhecimento e sites de buscas

A RECoDAF, trabalha cotidianamente para proporcionar maior visibilidade as pesquisas publicada. Pensando nisto, o conteúdo da RECoDAF agora está indexado em novas novas Bases de Conhecimento, sites de buscas e catálogos:
 
SHERPA/RoMEO
International Standard Serial Number International Centre
WorldWidescience.org
OpenAIRE
Science-Libraries Canada
 
Para maiores informações acesse: http://codaf.tupa.unesp.br:8082
 

7º Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) aborda questões sobre Fluxos Informacionais e Cadeias Produtivas

O Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) em conjunto com o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF). O evento é realizado na Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã), e tem como objetivo proporcionar debates e reflexões a partir de seminários apresentados por professores e pós-graduandos, abordando, de forma interdisciplinar, problemas e temáticas correlatas às áreas de Administração, Engenharia de Biossistemas, Ciência da Informação, Agricultura e Tecnologia da Informação.

Em sua 7º edição, contou com duas apresentações abordando a temática "Fluxos Informacionais e Cadeias Produtivas".

A palestra intitulada "A importância da troca de informações e dados entre atores da cadeia produtiva para os pequenos produtores" foi ministrada pelo Prof. Sérgio Braga Jr. (UNESP), e tratou sobre o modelo de cadeias produtivas com ênfase no elo da produção, apontando possibilidades do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por parte dos pequenos produtores rurais na interação com os demais agentes da cadeia produtiva.

A segunda apresentação, intitulada "Desafios, WND/Sigfox e Casos de rastreamento no campo", foi ministrada por Eduardo Arcas - Diretor de Vendas de Soluções da WND Sigfox - e abordou os desafios de conectividade para integração entre os agentes da cadeia produtiva a partir de uma perspectiva de mercado, focada em custos e retornos associados ao desenvolvimento de tecnologias e dispositivos para atividades de rastreamento no campo.

Ao final do evento, uma mesa de encerramento foi composta para debater assuntos convergentes entre as duas apresentações e responder perguntas realizadas pelo público participante.

7º CEDIT ocorrerá no dia 01 de setembro de 2018

O 7º Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) ocorrerá no dia 01 de Setembro de 2018, às 09:30 horas, no auditório Shunji Nishimura da Faculdade de Ciências e Engenharia - UNESP/Tupã. O evento é organização pelo Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD) e Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF).

Nesta edição o evento terá apoio da Empresa Sigfox e abordará questões envolvendo os fluxos informacionais em cadeias agroprodutivas, como a troca de dados e informações entre os elos da cadeia e os processos de rastreamento no campo com uso de sistemas de informação.

As apresentações do 7º CEDIT serão ministradas por representantes do mercado de trabalho e da área acadêmica, conforme cronograma a seguir:
09:30 Recepção e Inscrição
10:00 “A importância da troca de informações e dados entre atores da cadeia produtiva para os pequenos produtores" - Prof. Dr. Sérgio Braga Jr. (UNESP)
10:30 "Desafios, WND/Sigfox e Casos de rastreamento no campo" - Eduardo Arcas (Empresa Sigfox)
11:00 Mesa Redonda
11:30 Encerramento

As inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://bit.ly/eventoinscricao
Mais informações sobre o evento: http://dadosabertos.info/events/cedit/

Informações sobre os palestrantes:
O Prof. Dr. Sérgio Braga Jr. possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Integradas Toledo (2002), mestrado em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2013). Atualmente é professor assistente da UNESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração do Varejo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão do Varejo, Formação de Preço e Gestão Financeira, Logística Reversa, Gestão Ambiental e Comportamento do Consumidor.

Eduardo Arcas é Diretor de Vendas de Soluções, tem liderado as discussões e oportunidades da Sigfox em IoT na América Latina. Nos últimos 9 anos tem trabalhado com temas relacionados a IOT / M2M com empresas, desenvolvedores e autoridades. Seu principal foco de atuação está nas Verticais: Utilities, Transporte & Logística e Agro. Para o setor de Transportes, ele foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da solução dos ônibus conectados em Curitiba (Brasil), conhecida em todo o mundo. Eduardo trabalhou com a maior parte do portfólio de Telecom, de fixo para redes móveis e participou ativamente dos grandes projetos na América Latina, América do Norte e Ásia. Eduardo é Engenheiro Eletrônico pós-graduado em Administração (M.B.A.).

Plataforma Rural de Oportunidades Sustentáveis e Agroecológicas (PROSA)

O Plataforma Rural de Oportunidades Sustentáveis e Agroecológicas (PROSA) busca aproximar produtores rurais, consumidores e a iniciativa privada, incentivando o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e fornecendo uma interface qualificada e legitimada para geração de negócios, com referencias geográfica às microbacias em que se localize o empreendimento.

O PROSA  fundamenta suas atividades através de quatro princípios: Família Rural, Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade. Estes princípios são estimulados por meio de um website cooperativo e informativo para concentrar iniciativas e projetos, auxiliando produtores a promoverem o desenvolvimento sustentável na área rural, social e ambiental, e também aborda a gestão estratégica para projetos associativistas e cooperativista entre os aproximados.

Ao promover a interação com os consumidores, o PROSA possui o objetivo de difundir a produção de agricultura familiar e as incidências transdisciplinares, proporcionando mecanismos de transparência para gerar credibilidade e reforçar a ética da relação entre os aproximados, agregando assim valor ao produto oferecido.

O auxílio ao pequeno produtor ocorre através do contato inicial com o PROSA, que indica o contato de especialistas que farão uma visita à propriedade para poder identificar quais seriam os possíveis patrocinadores, elaborando uma apresentação para estes financiadores.

Iniciativas como o PROSA fomentam a continuidade das atividades entre gerações de produtores rurais, possibilitando a produção de alimentos de qualidade a serem servidos na mesa dos consumidores. Você que é agricultor familiar, ou consumidor, ou faz parte da iniciativa privada, acesse o Portal PROSA e fique por dentro de todas as atividades desenvolvidas.

Para maiores informações acesse: https://prosa.org.br/

Dia 25 de julho é comemorado no Brasil o Dia do Trabalhador Rural

A comemoração foi instituída pelo Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964 ¹ . O dia 25 de julho foi escolhido em homenagem a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que lutou pelos diretos dos trabalhadores e questões sociais² .

O trabalhador rural desenvolve suas atividades na agricultura, no extrativismo e na pecuária levando alimento de qualidade a toda população do país. O Relatório Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos do Ministério da Saúde indica que, entre os anos de 2007 à 2014, forma notificados mais de 68 mil casos de intoxicação por agrotóxicos no Brasil, enquanto que, no mesmo período, as vendas de agrotóxicos aumentaram 90% no país ³ .

Na agricultura, produtos orgânicos se destacam pela produção sem agrotóxicos. Feiras de produtos orgânicos estão presentes em todo o Brasil. São 740 feiras, sendo 306 na região sudeste e 180 no Estado de São Paulo£³  .

Em depoimento o produtor rural de produtos orgânicos Diego ressalta que:

O trabalho da agricultura familiar e do produtor rural é de extrema importância. Por mais que não exista divulgação e incentivo dos governos é o que mantém o Brasil de pé. Hoje a agricultura familiar produz, por exemplo, 70% dos alimentos consumidos no Brasil e esses dados raramente são divulgados a população, que muitas vezes se alimenta e nem sabe da onde vem àquilo que estão consumindo. Como uma forma de ultrapassar essa barreira entre o campo e a cidade, nós trabalhamos com a produção orgânica e com a venda direta ao consumidor como forma de tentar uma nova forma de comercialização, além de estar em contato direto com o consumidor e fornecendo produtos saudáveis também é uma forma alimentar outras famílias com o mesmo cuidado que tenho com a minha! (Diego José Gomes de Moraes, 27 anos. Assentamento Reunidas/Promissão-SP)

 

 

1 Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4338-1-junho-1964-376639-publicacaooriginal-1-pl.html>
2 Disponível em: https://organicsnewsbrasil.com.br/hoje-e-dia-de/hoje-e-dia-do-trabalhador-rural-2/<
3 Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agrotoxicos_otica_sistema_unico_saude_v1_t.1.pdf>
4 Disponível em: https://feirasorganicas.org.br/>

 

Integrantes do GPTAD e do CoDAF participam de evento internacional sobre Organização do Conhecimento

Integrantes do GPTAD e do CoDAF participam de evento internacional sobre Organização do Conhecimento
Durante os dias 09 e 11 de julho de 2018, foi realizado na em Portugal a 15a. conferência da Sociedade Internacional de Organização do Conhecimento - 15th ISKO Conference, sob organização da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do International Society for Knowledge Organization, da ISKO Espanha e Portugal, e do Centro de Pesquisas em Comunicação, Informação e Cultura Digital.

Esta edição do evento, realizada na cidade do Porto, teve como tema "Desafios e Oportunidades para Organização do Conhecimento na Era Digital" e reuniu em sua programação a presença de pesquisadores como David Bawden, Birger Hjorland, Fernanda Ribeiro, Joseph Tennis, Richard Smiraglia, entre outros acadêmicos na vanguarda internacional sobre esta temática.

No congresso da ISKO, ocorreram apresentações de artigos avaliados por pareceristas ad hoc e que, posteriormente, foram publicados no formato de livro, disponível pelo hiperlink https://goo.gl/tkVJd5. Encontram-se neste livro, artigos de resultados de pesquisas realizadas por integrantes do GPTAD - Grupo Tecnologia de Acesso a Dados e do CoDAF - Competências Digitais para Agricultura Familiar.

O artigo dos autores Dr. Fernando de Assis Rodrigues, Pedro Henrique Santos Bisi e Dr. Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, intitulado "Identifying semantic characteristics of user interaction datasets through pplication of a data analysis", identificou características semânticas de atributos de dados em um processo de coleta realizada a partir de bases estruturadas, encontradas em interfaces de exportação de dados de ferramentas de analises de interação com usuário, nos canais de comunicação da Internet, e nas ferramentas de analise de dados na Web associadas ao gerenciamento de periódicos científicos, aplicando processos de análises de dados e técnicas de modelagem. Os slides da apresentação estão disponíveis no hiperlink https://goo.gl/oS4jor.

Também ocorreu a apresentação do artigo intitulado "Domain Analysis of scientific production in Information and Communication Technology in a context of Small Farmers"), dos autores Ms. Fábio Mosso Moreira, Dra. Ely Francina Tannuri de Oliveira e Dr. Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, que identificou os principais pesquisadores que estudam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação por parte de pequenos produtores rurais por meio de uma análise de domínio realizada no conjunto de publicações científicas da base de conhecimento do SCOPUS Elsevier, aplicando um estudo de citação e de co-citação. Os slides da apresentação estão disponíveis no hiperlink https://goo.gl/q5p991.

 Apresentação Fernando de Assis Rodrigues - ISKOApresentação Fabio Moreira - ISKO

Integrantes do Grupo GPTAD e do Projeto CoDAF participam do X EIICA

Integrantes do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD) e do Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) participaram do X Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação (X EIICA), realizado na Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília) durante os dias 18 e 22 de junho de 2018, sob organização conjunta entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Nesta edição, o evento teve como tema "Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big Data: Continuidade ou Revolução?", sendo que uma das palestras foi ministrada pelo membro e coordenador do GPTAD/CoDAF Prof. Dr. Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, que explanou sobre questões relacionadas ao Ciclo de Vida dos Dados, Campo Informacional e Fronteiras de Pesquisa.

Na ocasião, também foram apresentados trabalhos contendo resultados de pesquisas de integrantes do grupo, como o artigo de Fábio Moreira e Fernando de Assis Rodrigues, no qual os autores realizaram uma análise de domínio em publicações científicas da base de dados do Institute Of Eletrical And Eletronics Engineers (IEEE), que tratavam sobre o tema Coleta de Dados. Na referida pesquisa, foram aplicadas análises de citação e co-citação, identificando os representantes desta temática e a interlocução existente entre eles.

A integrante Jacquelin Teresa Camperos Reyes apresentou resultados de sua pesquisa que identifica características, temáticas e disciplinas oferecidas por programas de pós-graduação que podem conter similaridades pertinentes às necessidades do Big Data no Brasil.

Também houve a exposição da pesquisa dos integrantes Elizabete Cristina de Souza Aguiar Monteiro e Elaine Parra Affonso, que analisaram políticas de privacidade e os dados solicitados no momento da instalação de um aplicativo, explicitando potenciais implicações para a privacidade do usuário.

Todos os trabalhos apresentados no evento podem ser consultados no caderno de resumos do X EIICA, disponível através do hiperlink: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/EIICA/XEIICA

V Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (v e-CoDAF)

A quinta edição do Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (V e-CoDAF) tem como tema “TECNOLOGIAS DE ACESSO A DADOS PARA GESTÃO DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS" e acontecerá no dia 09 de Novembro de 2018.

O evento é organizado pelo projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) e neste ano conta com o apoio de instituições de ensino superior como UNESP/Tupã, FATEC/Presidente Prudente, e UFPA/Belém, tendo transmissão simultânea entre todos pólos para ampliar a visibilidade e alcance dos resultados.

O período de submissão de trabalhos para o V e-CoDAF estende-se até 31/08/2018, devendo ser encaminhado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira as diretrizes para autores no portal oficial do evento: bit.ly/v_ecodaf

Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados no formato de gravação de vídeo, e serão publicados nos Anais do evento com selo ISSN (2447-8628).

Os melhores trabalhos serão publicados na RECoDAF - Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (http://codaf.tupa.unesp.br:8082).

Para mais informações visite o portal do evento: (bit.ly/v_ecodaf).

VI Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia

O Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) em conjunto com o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF).

O evento é realizado na Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã), e tem como objetivo proporcionar debates e reflexões a partir de seminários apresentados por professores e pós-graduandos, abordando, de forma interdisciplinar, problemas e temáticas correlatas às áreas de Administração, Engenharia de Biossistemas, Ciência da Informação, Agricultura e Tecnologia da Informação.

Em sua 6º edição, contou com as seguintes apresentações:

"O uso de dados para mapeamento de relacionamentos na agricultura: uma aplicação de análise de redes sociais (SNA), ministrada pelo Prof. Ms. Wilcer André Marcório (ETEC/Tupã), que demonstrou os resultados da aplicação de um método para estudar a confiança nas relações entre produtores de cacau em uma região no estado da Bahia, ilustrando a frequência destas relações de forma visual, no formato de redes elaboradas com o uso do software UCINET e sua ferramenta NetDraw.

O Prof. Dr. Fernando Mendonça Heck (IFSP/Tupã) ministrou a palestra "Trabalho e saúde no setor de frigoríficos", na qual expoe resultados obtidos a partir do uso de dados obtidos no portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), destacando os principais tipos de lesão enfrentadas por trabalhadores que estão inseridos nas práticas operacionais de corte de frangos e suínos, e ressaltou a importância destas informações para formulação de políticas públicas no setor.

O último seminário desta edição foi ministrado pela Profa. Dra. Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, intitulada como "O dilema do pingado", na qual a pesquisadora apresentou resultados de um artigo publicado que trata sobre questões de qualidade nos produtos café e leite, e associa o papel das agências privadas e públicas de regulamentação e certificação no controle da qualidade destes produtos no Brasil.

Todas as apresentações foram gravadas e encontram-se publicadas no canal do Projeto CoDAF no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCF2jNgwEx1jJFvHOOXvGnqw), a fim de aumentar a visibilidade e a disseminação do conhecimento compartilhado durante as atividades.

6° Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia

vi cedit

O 6º Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) acontecerá no dia 26 de Maio de 2018, às 09:00 horas, no auditório Shunji Nishimura da Faculdade de Ciências e Engenharia - UNESP/Tupã.
Nesta edição, o evento abordará questões envolvendo o uso das tecnologias da informação e comunicação no âmbito rural, e também terá enfoque em temas específicos da coleta de dados. As apresentações serão ministradas por pós-graduandos e professores de áreas correlatas Administração, Agricultura e Geografia.

A programação para o 6º CEDIT contará com apresentações de 15 minutos, como mostra o cronograma a seguir:
09:30 Recepção e Inscrição

10:00 “O uso de dados para mapeamento de relacionamentos na agricultura: uma aplicação da análise de redes sociais (SNA) - Profº M.S. Wilcer André Marcóri

10:20 "Trabalho e saúde no setor de frigoríficos" - Profº Drº Fernando Mendonça Heck

10:40 “Análise de Conteúdo - Profª. Dra. Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani

11:00 Mesa Redonda

11:30 Encerramento.

Publicação dos Anais do IV e-CoDAF

Já está disponível para leitura os Anais IV Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (IV e-CoDAF). O evento ocorreu simultaneamente nas Faculdades de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã), Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC/Presidente Prudente), e Universidade Federal do Pará (UFPA) nos campus de Belém e Tucuruí, entre os dias 10 e 11 de novembro de 2017.

Os trabalhos publicados abrangem a temática “Transformando dados em potencial competitivo para o pequeno produtor rural”, e apresentam reflexões sobre propostas e usos de tecnolgias informacionais com enfoque nas práticas do pequeno produtor.

O download do arquivo com Anais eletrônicos do IV e-CoDAF pode ser realizado através do site oficial do evento ou através do link:http://codaf.tupa.unesp.br:8083/index.php/ecodaf/index/pages/view/anais

Os trabalhos selecionados para a Revista Eletronônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (ReCoDAF), que também foram apresentados no evento, foram publicados no Volume 3, Número 2, julho a dezembro do ano de 2017 e podem ser acessados no site oficial do periódico através do link:http://codaf.tupa.unesp.br:8082/index.php/recodaf/issue/view/6

RECODAF está en REDIB

El año 2018 comienza con buenas noticias para la Revista Competencias Digitales para Agricultura Familiar - RECODAF! Ahora los artículos publicados por la revista también pasan a ser indexados por la Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB.

REDIB es una plataforma de agregación de contenidos académicos, en formato electrónico, producidos en el ámbito iberoamericano, que busca facilitar el acceso, la difusión y la valorización de la producción científica, teniendo con el público alvo la comunidad académica, gestores y sociedad.

Con más de 2.100 revistas catastradas, vinculadas a 840 instituciones, la base posee aproximadamente 700.000 documentos provenientes de diversos países, como Argentina, Brasil, Colombia, Estados Unidos, México, España, entre otros.

Más información en el website de RECoDAF: http://codaf.tupa.unesp.br:8082/

RECoDAF is on REDIB

The year 2018 begins with good news for the Electronic Journal Digital Skills for Family Farming - RECODAF! Now the articles published by the journal will be indexed by the Ibero-American Network of Innovation and Scientific Knowledge - REDIB.

REDIB is a platform that agreggates academic contents, in electronic format, produced in the Ibero-American context, which aims to increase the access, dissemination and valorization of the scientific production, having as target audience the academic community, managers and society.

With more than 2,100 registered journals, linked to 840 institutions, the database has approximately 700,000 documents from several countries, such as Argentina, Brazil, Colombia, United States, Mexico, Spain, among others.

More informations in RECoDAF website: http://codaf.tupa.unesp.br:8082/

RECoDAF está na REDIB

O ano de 2018 inicia com boas notícias para Revista Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Agora os artigos publicados pela RECoDAF serão indexados pela Rede Ibero-Americana de Inovação e Conhecimento Científico (REDIB).

A REDIB é uma plataforma de agregação de conteúdos acadêmicos, em formato eletrônico, produzidos no âmbito ibero-americano, que busca facilitar o acesso, a difusão e a valorização da produção científica, tendo como público-alvo a comunidade acadêmica, gestores e toda a sociedade.

Com mais de 2.100 revistas cadastradas, vinculadas a 840 instituições, a base possui aproximadamente 700.000 documentos provenientes de diversos países, como Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, México, Espanha, entre outros.

Maiores informações no website da RECoDAF: http://codaf.tupa.unesp.br:8082/

Revista Electrónica Competencias Digitales para Agricultura Familiar lanza portal multilingüe

La Revista Electrónica Competencias Digitales para Agricultura Familiar (RECODAF) es un periódico científico Open Access, sin cargo a sus lectores y autores, teniendo como objetivo ser un difusor de estudios teóricos y aplicados, oriundos de áreas de conocimiento que traten de temáticas que remiten al tema Tecnología de la Información y Comunicación (TIC) y sus potencialidades para la Agricultura.

Con el objetivo de propiciar que el conocimiento generado por los investigadores y autores esté accesible a un público más amplio, el portal de la RECODAF ahora se presenta también en las versiones inglés y español.

Además, para promover las investigaciones en todo el mundo, las ediciones de la RECODAF recibirán trabajos escritos en inglés y español.

La adopción de las publicaciones en las lenguas inglesa y española por la RECODAF contribuía con la expansión del conocimiento, rompiendo la barrera de la lengua y acercando las investigaciones producidas alrededor del mundo.

Invitamos a todos los investigadores a conocer esta nueva versión del portal, accediendo a: http://codaf.tupa.unesp.br:8082

Electronic Journal Digital Skills for Family Farming (RECoDAF) launch a multilingual web site

The Electronic Journal Digital Skills for Family Farming (RECoDAF) is an Open Access scientific journal, without fees to their authors and readers, with a goal to be a broadcaster of theoretical and applied studies, from Knowledge Areas adherent with thematics linked to Information and Communication Technologies (ICT) and their possibilities to Agriculture.

With a proposal that allows being accessible by a wider public all the knowledge generated by researchers, the RECoDAF website now is available in Portuguese, English, and Spanish languages.

Besides that, RECoDAF's issues will open to submission in these three languages too.

The adoption of this languages by RECoDAF contributes to sharing knowledge, breaking linguistic barriers and be a step closer to studies made worldwide. 

RECoDAF staff invites all researchers to see this new website version, through the hyperlink: http://codaf.tupa.unesp.br:8082

Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar lança portal multilíngue

A Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF) é um periódico científico Open Access, ou seja, sem ônus aos seus leitores e autores, tendo como objetivo ser um difusor de estudos teóricos e aplicados, oriundos de áreas de conhecimento que tratem de temáticas que remetam ao tema Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e as suas potencialidades para a Agricultura.

Visando propiciar que o conhecimento gerado pelos pesquisadores e autores esteja acessível a um público mais abrangente, o portal da RECoDAF agora apresenta-se também nas versões inglês e espanhol.

Além disso, para promover as pesquisas mundialmente, as edições da RECoDAF passarão a receber trabalhos escritos em inglês e espanhol.

A adoção das publicações nas línguas inglesa e espanhola pela RECoDAF contribuira com aexpansão do conhecimento, rompendo a barreira da língua e aproximando as pesquisas produzidas ao redor do mundo.

Convidamos todos os pesquisadores a conhecerem esta nova versão do portal, acessando: http://codaf.tupa.unesp.br:8082

IV eCoDAF contou com palestras internacionais

O Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (e-CoDAF), evento anual organizado pelo projeto Competências digitais para a agricultura familiar (CODAF), teve sua quarta edição realizada nos dias 10 e 11 de novembro, e divulgou resultados de estudos teóricos e aplicados sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na agricultura. O evento foi realizado em três polos: Tupã - SP na Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Presidente Prudente – SP na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), e, em Belém - PA no Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nesta edição, o e-CoDAF teve como tema “Transformando Dados em Potencial Competitivo para Pequenos Produtores”, e foi teve sua abertura proferida pelo coordenador do CoDAF, o professor Dr. Ricardo Sant'Ana, que na ocasião destacou o intuito principal de apoio ao pequeno produtor, e a importância de pesquisas que tenham como objetivos a criação de pontes entre dados e informações e os pequenos produtores por meio das TIC.

No primeiro dia do evento ocorreram três palestras, iniciando pela palestra de abertura realizada pelo pesquisador Pascal Aventurier (INRA/França), em que compartilhou parte de sua pesquisa investigativa mediante a palestra “Uso das tecnologias da web semântica para Agricultura: estado da arte e desafios”, abordando o papel das tecnologias da Web Semântica agindo em favor da agricultura, bem como os esforços que estão sendo realizados de maneira conjunta entre vários institutos de pesquisa nesta área temática.

A segunda palestra do primeiro dia, intitulada “Software Baseado em Regras Fuzzy para Avaliação da Vitalidade da Orquídea Catasetum Fimbriatum”, foi ministrada por Adriane Cavichiolli (FATEC/PP), e abordou técnicas de Inteligência Artificial (IA) realizando menção ao software desenvolvido pela Fatec de Presidente Prudente em parceria com a AgroFuzzy da UNESP/Tupã, sendo considerado um sistema inteligente.

A última palestra do primeiro dia foi proferida pela Profª Dra. Marina Funichello, intitulada “Agricultura de Precisão (AP) voltada ao pequeno produtor rural”. Em sua fala, a palestrante destacou que a Agricultura de Precisão utiliza tecnologias de referenciamento e posicionamento, como o GPS e o sensoriamento remoto, para aplicação de insumos agrícolas (defensivos, fertilizantes, água) nos locais corretos e nas quantidades requeridas. Também foi abordado sobre técnicas de Geotecnologias, como o Sistema de Informação Geográfica (SIG), e alguns softwares como ferramentas para implementação SIG, como o ArcGIS, o Spring, o QGis, o Farm Works, que são aplicações de Geoprocessamento como soluções no gerenciamento da propriedade agrícola e orientação na tomada de decisão.

O segundo dia do evento também contou com três apresentações. O professor Dr. Cristian Berrío Zapata (UFPA) ministrou a palestra “A exclusão digital, dados, tecnologia e quebra de paradigmas na Agricultura Familiar”, trazendo reflexões sobre o perfil dos pequenos produtores e como este reflete no uso de tecnologias informacionais em países da América Latina

Dando continuidade, a professora Silvia Vieira (UNIFAI) apresentou a palestra intitulada “ATER - Assistência técnica e extensão rural e seu estreito vínculo com o desenvolvimento rural sustentável”, e descreveu características do serviço de extensão rural e como a comunicação e o compartilhamento de informações podem contribuir para a expansão e efetividade destas atividades.

Para finalizar o evento, houve a apresentação do professor Freddy Rafael Camperos Reyes (SENA/Colômbia) com a palestra “Aplicabilidade das imagens de alta resolução espacial no diagnóstico precoce de doenças em cultivos de palma de óleo", demonstrando como a coleta e análise de imagens pode contribuir com o controle do cultivo de palma de óleo, dentro dos preceitos da Agricultura de Precisão.

Além das palestras, também houve a apresentação de trabalhos científicos demonstrando resultados de pesquisas que tratam sobre uso de TIC para acesso a dados e informações por parte de pequenos produtores rurais, e que serão publicados no Anais com ISSN.

 

Autores: Fábio Mosso Moreira; Jacquelin Teresa Camperos Reyes; Renata Pinheiro.

RECoDAF tiene artículos indexados en SUMÁRIOS.ORG

Con el fin de aumentar la difusión de los artículos publicados por Revista Electrónica Competencias Digitales para Agricultura Familiar (RECoDAF), la Comisión Ejecutiva anunció que el contenido de la RECODAF pasa a indexa en la Resumen de Revistas Brasileñas (Sumários.org).
Sumários.org es una base de datos de revistas científicas brasileñas desarrollada por la Fundación para la Investigación Científica de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP) y el Instituto Brasileño de Información Científica y Tecnológica (IBICT).
Ahora RECoDAF compone esta platafor que indexa más de 86,000 artículos y agrega más de 1600 revistas de diferentes áreas de conocimiento, vinculadas a instituciones como la Asociación Brasileña de Ingeniería de Producción (ABEPRO), la Academia Brasileña de Derecho Constitucional, la Academia de la Fuerza Aérea, entre otras.
Más información en el portal oficial: http://codaf.tupa.unesp.br:8082/

 

Revisado por Fernando de Assis Rodrigues 

RECoDAF has articles indexed in SUMÁRIOS.ORG

In order to increase the dissemination of the articles published by Electronic Journal Digital Skills for Family Farming (RECoDAF), the Executive Committee announced that the content of RECoDAF goes by indexed in the Summaries of Brazilian Journals (Sumários.org).

Sumários.org is a database of Brazilian scientific journals that was developed by the Foundation for Scientific Research of Ribeirão Preto (FUNPEC-RP) and the Brazilian Institute of Science and Technology Information (IBICT).

Now RECoDAF composes this platafor that indexes more than 86,000 articles, and aggregates more than 1600 journals of different areas of knowledge, linked to institutions such as the Brazilian Association of Production Engineering (ABEPRO), the Brazilian Academy of Constitutional Law, the Air Force Academy, among others.

More information on the official portal: http://codaf.tupa.unesp.br:8082/

 

Revisado por Fernando de Assis Rodrigues

 

RECoDAF tem artigos indexados no SUMÁRIOS.ORG

Com o objetivo de aumentar a disseminação dos artigos publicados na Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF), a Comissão Executiva anunciou que o conteúdo da RECoDAF passa a ser indexado também na Sumários de Revistas Brasileiras (sumários.org).
A sumários.org é uma base de dados sobre periódicos científicos brasileiros desenvolvida pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT).
A RECoDAF passa agora a compor a base de dados que indexa mais de 86000 artigos e agrega mais de 1600 revistas de distintas áreas do conhecimento, vinculadas com instituições como a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), a Academia Brasileira de Direito Constitucional, a Academia da Força Aérea, entre outras.
Maiores informações no website da RECoDAF: http://codaf.tupa.unesp.br:8082/

 

Revisado por Fernando de Assis Rodrigues

ReCoDAF integra plataforma ScienceOpen

La Revista Electrónica Competencias Digitales para Agricultura Familia, concretizó recientemente una alianza con ScienceOpen.
ScienceOpen es una plataforma de busca y descubierta libre y accesible, que procura facilitar la comunicación, tornándola abierta y pública.
Actualmente, ScienceOpen indexa aproximadamente 36 millones de artículos de diversas áreas del conocimiento.
Con la inclusión en ScienceOpen, ReCoDAF pasa a formar parte de un grupo seleccionado de periódicos, promoviendo y divulgando la comunicación académica de forma abierta. Este es un gran paso para continuar compartiendo conocimiento sobre la adopción de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Agricultura.
Para saber más, visita nuestra página: http://codaf.tupa.unesp.br:8082

RECoDAF integrates the ScienceOpen platform

The Electronic Journal Digital Skills for Family Farming (RECoDAF acronym, in Portuguese) recently closed a partnership with the ScienceOpen platform.
The ScieceOpen platform is a freely accessible search and discovery platform that seeks to facilitate communication by making it open and public. Currently, the ScienceOpen indexes approximately 36 million articles from several areas of expertise.
With the inclusion in ScienceOpen, ReCoDAF becomes part of a selected group of Open Access journals helping to promote and to disseminate academic communication in an open way. This is a great step towards sharing knowledge about the adoption of Information and Communication Technologies (ICT) in the domain of Agriculture.
Visit RECoDAF's website at http://codaf.tupa.unesp.br:8082

A RECoDAF fecha parceria com a ScienceOpen

A Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF) fechou recentemente uma parceria com a ScienceOpen (Alemanha). Agora, os artigos da RECoDAF se encontram disponíveis nesta plataforma internacional, inclusive os resumos, as informações sobre autores e outros metadados. 
A ScienceOpen é uma plataforma de busca e descoberta de informações livre e acessível, que coloca à diposição documentos científicos armazenados em fontes de Acesso Aberto (Open Access), a qualquer interessado. Por meio de filtros inteligentes, tópicos e contribuições da comunidade acadêmica cadastrada, o usuário pode encontrar os artigos mais relevantes ao escopo de sua pesquisa ou de seu interesse.
Atualmente, a ScienceOpen indexa aproximadamente 36 milhões de artigos de diversas áreas do conhecimento.
Com a inclusão na ScienceOpen, a ReCoDAF passa a fazer parte de um grupo selecionado de periódicos, promovendo e divulgando a comunicação acadêmica de forma aberta. Este é um grande passo para o compartilhamento do conhecimento acerca da adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação na Agricultura.
Veja mais no web site da RECoDAF: http://codaf.tupa.unesp.br:8082

Participação de membros do CoDAF no III Workshop on Data Science

No dia 25 de outubro, realizou-se na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), o evento intitulado III Workshop on Data Science, que abordou questões relacionadas com o gerenciamento de dados abertos em pesquisas.

O evento teve apoio de importantes instituições como FAPESP, INPA e Red Hat, e contou com palestrantes internacionais e nacionais explanando sobre a coleta e aplicação de dados em pesquisas científicas.

O professor Mike Frame (United State Geological Survey - USGS) debateu sobre o uso de dados ambientais, biodiversidade, áreas de preservação e mudança climática. O professor Giri Palanisamy (Oak Ridge National Laboratory - ORNL) demonstrou aplicações de dados sobre medidas de radiação atmosférica coletados na cidade de Manacapuru - AM/Brasil. A professora Suzie Allard (University of Tenessee - UT) trouxe questões sobre as tecnologias utilizadas para disponibilização de dados no portal DataONE (https://www.dataone.org/). A professora Rachel Albrecht (IAG/USP) abordou a utilização de distintas fontes de dados para analisar a formação de tempestades na região de Manaus. Por fim, o professor Matt Toussant (American Chemical Society) demonstrou um histórico sobre a geração de dados na área química.

Durante o evento foram estabelecidos contatos com os demais participantes e palestrantes, onde foram divulgadas as atividades realizadas pelo CoDAF, buscando a aproximação com parceirias para delinear novos projetos com o grupo.

Fonte de Dados Relaciona Preços Nacionais do Café

Indiscutivelmente, o café é um grão que tem significativa importância para o Brasil, ao ponto de se tornar cultural, impactando a economia do país. Com isto em mente, se faz relevante um acompanhamento contínuo do seu preço.

Desta forma, a Fonte de Dados intitulada “Preço do Café”, disponibilizada pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), busca reunir os preços do café, em nível nacional, para análise.

A Fonte de Dados reúne informações como o Produto/Unidade, o nível de comercialização do grão, o Estado ao qual ele pertence, e a data composta por todos os dias e meses do período composto. Por meio destes dados podem ser gerados gráficos, a fim de visualizar os dados de maneira mais dinâmica e possibilitando a comparação do variável preço com estado por região em diferentes modos de compra e, o preço do produto em questão na região de São Paulo.

Compreendendo a importância do acesso a dados, o Portal do projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) disponibiliza aos pequenos agricultores e interessados, fontes de dados que atendem a temas que podem auxiliar no desempenho da atividade agrícola, disponíveis por meio do endereço: http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados.

A Fonte de Dados “Preço do Café” está disponível para acesso no endereço: http://sisdep.conab.gov.br/precosiagroweb/

Para mais informações acerca da CONAB, acesse: http://www.conab.gov.br/

 

Dados sobre a safra de cana-de-açúcar no Brasil

A produção da cana de açúcar total do Brasil (em mil toneladas) apresenta uma significativa alta em sua safra, passando de 25 mil toneladas em 2005/2006 para uma previsão de aproximadamente 40 mil toneladas para os anos de 2017/2018 e, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o Sudeste representa, aproximadamente, metade da produção nacional de Açúcar seguido pelo Nordeste.

Diante desta perspectiva açucareira no cenário brasileiro, a CONAB disponibiliza dados sobre séries históricas de área plantada, produtividade e produção, relativas às safras, 2005/2006 à 2016/2017 de cana-de- açúcar total do Brasil, como também de cada região do País. Essa base de dados garante ao produtor disponibilização de dados econômicos levantados por instituições de referências, a fim de facilitar tomadas de decisões para a competitividade de mercado.

Os dados disponibilizados estão dispostos em ano, produção, regiões das unidades federativa do Brasil, o período que corresponde a cada safra e informações referentes às mesmas. Com isso, é possível estimar o comportamento da produção açucareira, de acordo com os anos e, assim, realizar gestão da propriedade produtora de açúcar .

De acordo com a necessidade do produtor buscar dados referentes ao mercado de seu produto, como a situação apresentada, o portal CoDAF disponibiliza fontes de dados para agricultura, com exemplificações de suas aplicabilidades. Para conferir outras fontes de dados do portalacesse:http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados.

Para maiores informações sobre a fonte de dados acesse: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1252&t=2&Pagina_objcmsconteudos=2#A_objcmsconteudosa_objcmsconteudos=2#A_objcmsconteudos

Mais informações sobre a Companhia Nacional de Abastecimento acesse: http://www.conab.gov.br/index.php.