Main menu

Um dos principais fatores das atividades agrícolas é a mão-de-obra. E com isso, seus profissionais devem ser bem remunerados de forma que possam continuar a exercer suas respectivas funções. Este estudo busca fazer uma comparação entre as principais cidades da região, mostrando o salário médio rural dos profissionais de cada função pesquisada, como Administrador, capataz, mensalista, tratorista e volante.

 

Sobre a origem dos dados:

O IEA é um instituto vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Portanto, é um instituto público que trabalha com a pesquisa e disponibilização de dados agrícolas em diferentes áreas de pesquisa, com o objetivo de elaborar estudos detalhados no setor.

Instituição mantenedora: Instituto de Economia Agrícola (IEA)

Título da fonte: Salários Rurais.

Endereço para acesso:

http://ciagri.iea.sp.gov.br/nia1/precorSalarios.aspx?cod_tipo=6&cod_sis=13

Procedimento de acesso por navegação: Início – Banco de Dados - Salários Rurais.

 

Informações sobre os dados

Os dados encontram-se disponibilizados no formato (.ASPX), podendo ser aberto diretamente pelo navegador ou baixá-los em formato (.XLS) - arquivo compatível para programas como o Excel.

As informações foram obtidas em forma de tabela, com dados sobre: as cidades escolhidas, como Assis, Bauru, Marília, Presidente Prudente e Tupã; Cargos, formas de pagamento, o ano e o mês analisada, que no caso foi o ano de 2019 no mês de novembro; Dados sobre o menor e maior salário, além de cálculos sobre o salário médio, moda e mediana. Finalizando com os números de informantes e municípios participantes.

 

Visualização dos dados

Como uma forma de ilustrar os dados coletados, foi utilizado um gráfico dinâmico, fazendo uma comparação entre as principais cidades da região e os principais cargos encontrados. Analisando o gráfico, na perspectiva da cidade de Tupã, conseguimos identificar que os salários se encontram na média em relação com outras cidades como Bauru e Marília, e dependendo do cargo, podem ser superior a cidades como Assis e Presidente Prudente. Como Administrador, a maior média salarial se encontra na cidade de Marília; o Capataz em Bauru; Mensalista em Assis; Tratorista em Tupã. O cargo de volante é pago de forma diária, portanto o seu maior salário se encontra na cidade de Presidente Prudente.

AUTOR: Caio Henrique de Ataíde Francisco