Main menu

O Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (e-CoDAF) é uma conferência organizada pelo Projeto de Extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) em parceria com instituições de ensino superior, tendo como objetivo criar espaços para proporcionar exposições, debates e compartilhamento de conhecimento acerca da temática do uso e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação para pequenos produtores rurais.

Em sua quinta edição, o e-CoDAF abordou a temática "Tecnologia de acesso a dados para gestão de pequenas propriedades rurais" e foi realizado conjuntamente com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). As atividades do evento foram transmitida simultaneamente entre todos os pólos participantes (Tupã-SP, Presidente Prudente-SP, Belém-PA e Tucuruí-PA), havendo também tranmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD).

As palestras foram ministradas por pesquisadores nacionais e internacionais, que discorreram sobre questões como: o perfil de horticultores do País de Gales e sua familiaridade com as tecnologias digitais (Prof. David Skydmore), exemplos de projetos de aplicações para pequenos produtores na região de Tucuruí-PA (Profa. Viviane Santos), estruturas e canais de comercialização (Prof. Armando Lirio), tecnologias sociais para saneamento básico (Profa. Vânia Neu), uso de VANT como recurso para coleta de dados em pequenas propriedades rurais (Gerson Serejo), uso de dados para a análise de solo (Prof. Edemar Moro), a importância do capital humano para o desenvolvimento de competências digitais em pequenos produtores rurais (Prof. José Tonon) e sobre a importância da tecnologia para criar estratégias de beneficiamento de produtos e aumento da renda (Prof. André Mesquita).

Além das palestras, também houve a apresentação de trabalhos científicos que demonstraram resultados teóricos e práticos de pesquisas relacionadas com o uso ou com o desenvolvimento de tecnologias de acesso a dados e informações para pequenos produtores rurais. Ao final, foram selecionados os quatro melhores artigos para serem publicados na Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Os demais artigos estão sendo editorados e serão publicados no formato de Livro de Anais.

Como atividade pós-conferência, nos pólos da FATEC/Presidente Prudente e UNESP/Tupã foram realizados minicursos voltados para pequenos produtores rurais, que abordaram o uso de aplicativos para o processo de gestão rural e o uso de Redes Sociais como recurso para dar visibilidade à produção agrícola.

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar