Main menu

O 1º Simpósio Brasileiro de Agricultura Familiar 4.0 ocorreu na cidade de Teresópolis/RJ e foi organizado pelo Instituto Brasil, Portal Prosa e Programa Rio Rural, com parceria de instituições de ensino superior (Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual do Rio de Janeiro), do Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD), e do Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) e Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF).

O evento reuniu pesquisadores da área e representantes dos agricultores familiares, proporcionando espaços para exposições, debates e compartilhamento de conhecimento acerca de temáticas como "Agricultura Familiar", "Inclusão Digital" e "Desenvolvimento Sustentável", com ênfase no prisma das Tecnologias da Informação e Comunicação. As palestras foram ministradas por pesquisadores associados com instituições de ensino superior - UNESP, UERJ, UFTM, UFSM - e com empresas públicas ou privadas da área - EMBRAPA Solos, AGRITASK. Entre os conferencistas estavam os integrantes do GPTAD/CoDAF/RECoDAF - Fernando de Assis Rodrigues e Fábio Moreira-, que discorreram sobre o uso de tecnologias Open Source e Open Plataform na agricultura e sobre aspectos técnicos e teóricos na recuperação de dados agrícolas. As demais conferências trataram sobre atividades de financiamento coletivo para agricultores familiares, empreendimentos agroecológicos e turismo rural, tendências para o mercado de carbono e recursos tecnológicos para análise de solo.

Concomitante às conferências houveram apresentações de trabalhos científicos que demonstraram resultados teóricos e práticos de pesquisas relacionadas com a temática do evento. Os artigos serão publicados na Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF) como edição especial e poderão ser consultados posteriormente. Fato inovador foi que os crachás dos participantes foram produzidos em papel-semente de forma que possam ser utilizados para o plantio de mudas como o manjericão, alecrim e outras.

Para maiores informações sobre o PROSA acesse: http://prosa.org.br/simposio2018

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar