O ebook intitulado "Informação, Dados e Tecnologia" é resultado das exposições e discussões realizadas no âmbito do II Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (WIDaT), ocorrido entre os dias 27 a 29 de novembro de 2018, nas pendências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O WIDaT é um fórum de pesquisadores e demais envolvidos com a questão do acesso e uso a dados, oriundos de áreas como a de Ciência da Informação, Ciência da Computação, Engenharias, Matemática e Administração entre outras. A segunda edição do evento foi organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob coordenação do Prof. Dr. Guilherme Ataíde Dias.

Quanto a publicação, destaca-se a inovadora proposta de ampliar os anais tradicionais agregando distintos objetos informacionais resultantes das atividades do evento (vídeos, slides, transcrições das apresentações dos autores e dos palestrantes).

Os processos tecnológicos associados com a produção da versão estendida dos anais do WIDaT 2018 foram desenvolvidos pelo GPTAD - Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados vinculado a UNESP - Universidade Estadual Paulista. Assim, para a ampliação das possibilidades de acesso e uso do rico conteúdo, esta trata-se de um marco na trajetória das publicações relacionadas a eventos.