Main menu

O tomate é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, sendo o Estado de Goiás o maior responsável por parte desta produção nacional, o País esta entre os dez maiores produtores de tomates mundiais.

Nesta fonte estão disponibilizados dados sobre todos os custos necessários para produção de tomate, coletados por meio do site da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), este órgão é responsável por acompanhar todos os processos de produção agrícola, ou seja, desde o plantio até o consumidor.

 

Informações sobre a origem dos dados

A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) é uma instituição publica vinculada ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) responsável por gerir as politicas publicas agrícola e de abastecimento, com o intuito de assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.

Ela tem como instrumento de regulamentação a Garantia de Preço Mínimo, Prêmios para escoamento de produtos, Contrato de opção, Venda de balcão (programa destinado aos pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte). Existem projetos que a CONAB atuam também como o Projeto Fome Zero, sendo responsável pelo armazenamento, logística de recebimento, e distribuição das doações recebidas.

São realizados também leilões eletrônicos para compra de alimentos para o atendimento de comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos rurais que se encontra em situações carentes. E para apoio a Agricultura Familiar é disponibilizada mecanismos de segurança como compra direta, a compra antecipada, e a contratos de garantia de compra. A CONAB também disponibiliza dados em seu site para maior divulgação de seus resultados e dados coletados.

Nome da fonte: Custo de Produção Estimado – Agricultura Familiar

Instituição Mantenedora: CONAB

Endereço para o acesso da fonte: https://www.conab.gov.br/info-agro/custos-de-producao/planilhas-de-custo-de-producao?start=14

Na pagina inicial do portal da CONAB foi selecionado “Informações agropecuárias’’ em seguida “Custo de produção” por duas vezes (a primeira no menu à esquerda e a segunda no botão localizado no canto superior à direita), e por ultimo “Planilhas custo de produção”. A planilha está localizada na segunda pagina como Custos PGPAF - Março/2018.

 

Informação sobre os dados:

Nas opções de consultas disponibilizadas no site do CONAB pode ser realizado o download dos arquivos contendo as bases de dados no formato “Microsoft Excel (XLS)”.

Logo abaixo estão descritos os atributos de dados presentes na base consultada e que serviram para o desenvolvimento das visualizações apresentadas a seguir.

DESPESAS DE CUSTEIO DA LAVOURA: refere-se a todos os custos durante processos como: preparação do solo, insumos, plantio e tratos culturais.

DESPESAS PÓS-COLHEITA: refere-se a todos os custos durante o processo de colheita, armazenagem e transporte.

DESPESAS FINANCEIRAS: refere-se aos os juros que a empresa deve pagar aos seus credores.

CUSTOS FIXOS: refere-se aos custos que a empresa tem independente do nível de atividade da empresa. 

CUSTO TOTAL: refere-se ao custo para produção de tomates por hectares.

 

Visualização dos dados

Para demonstrar possíveis visualizações geradas a partir da análise dos dados disponibilizados pelo site do CONAB, foram desenvolvidas algumas visualizações que permitem observar os custos de produção de tomate por hectare e a cada 1 Kg.

O gráfico 1.1 representa os custos para produção de tomate por hectare:

O gráfico 1.2 representa os custos de produção de tomate a cada 1 kg:

AUTORES: Natalia Cristina Rodrigues Ferreira e João Victor Stangari Pompeo