Main menu

Esta representação apresenta dados publicados pelo Censo Agropecuário, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir dos dados disponibilizados no censo, foi feita uma análise com os indicadores de escolaridade dos produtores.

 

Informações sobre a origem dos dados

O IBGE é a principal fonte de dados e informações referentes a diversos segmentos e órgão das esferas Governamental, Estadual e Municipal do país. A disponibilização de informações pelo IBGE é realizada por meio de sua rede nacional de disseminação, com polos em todas as capitais e cidades mais importantes do Brasil. Suas principais funções são: produzir, analisar, coordenar e consolidar informações estatísticas, geográficas, cartográficas e ambientais.

No portal do IBGE é possível encontrar dados sobre informações demográficas, sociais, geográficas (estruturas territoriais, recursos naturais, mapeamento topográfico, geográfico e municipal) e econômicas (índice de preços, estatísticas agropecuárias, entre outros).

Nome da Fonte: Censo Agropecuário

Instituição mantenedora: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE )

Endereço para acesso à fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/tupa/pesquisa/24/76693

Para acessar a fonte de dados primeiramente digite no navegador o seguinte link: https://cidades.ibge.gov.br/

Para ter acesso às informações, clique no botão 'Selecionar local'. Escolha ‘municípios’, clique em 'São Paulo' e escolha 'Tupã' (Vide figura 1).

 Do lado esquerdo da página relacionada a Tupã, clique em ‘Pesquisas’ e depois clique em ‘Censo Agropecuário’ (Vide figura 2).

 

Informação sobre os dados

Nas opções de consultas disponibilizadas no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ser realizado o download dos arquivos contendo as bases de dados no formato “Comma Separeted Values (CSV)” podendo também ser trabalhado no “Microsoft Excel” ou “OpenOffice Calc” (Vide figura 3).

Abaixo são descritos os atributos de dados presentes na base consultada e que serviram para o desenvolvimento das visualizações apresentadas a seguir:

  • NÍVEL:Onde os dados são classificados e organizados por categorias;
  • INDICADOR: traz a descrição das categorias, variando de 1 a 6, cada qual com suas subclassificações. A divisão é pormenorizada em: 1 - características dos estabelecimentos, 2 - lavoura permanente, 3 - lavoura temporária), 4 - pecuária, 5 - pessoal ocupado em estabelecimentos agropecuários e 6 - tratores implementos e máquinas.
  • 2017-PRELIMINAR: Trazem os valores encontrados para cada item da tabela e sua respectiva unidade de medida.
  • UNIDADE:Descreve qual a unidade de medida utilizada (hectares, estabelecimentos, toneladas, pessoas, frutos, cabeças e unidades).

 

Visualização dos dados

Para demonstrar as possíveis visualizações geradas a partir dos dados do IBGE, foram desenvolvidas análises sobre o nível de escolaridade dos produtores rurais de Tupã/SP no ano de 2017. A visualização pode ser feita no gráfico 1, mostrado abaixo:

Gráfico 1 – Nível de escolaridade dos produtores rurais de Tupã/SP (2017).

Fonte: Elaborado pelos autores, com base em Censo Agropecuário/ IBGE (2017).

AUTORES: Ivana Sayuri Kodama, Noeli Almeida Pereira e Evelyn Martins de Pontes