O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou dados do Censo Agropecuário do ano 2017, no qual encontram-se informações sobre produtividade da propriedade, características sócio-econômicas dos produtores, dados sobre a lavoura e maquinários, entre outros, sendo possível escolher o estado e o município de interesse para visualizar os dados.

Nas categoria “características dos produtores” é possível encontrar os dados sobre o nível de escolaridade dos produtores. Em pesquisa realizada por integrantes do projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), foi identificado que dos 717 produtores que responderam a entrevista no município de Tupã, 190 produtores enquadravam-se no nível de escolaridade superior (graduação), 168 no ensino regular de ensino médio (2º grau) e apenas 23 nunca haviam frequentado a escola.

Fatos contrastantes são refletidos pelos dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Data Sebrae), cujos quais indicam que os produtores rurais ainda têm baixos níveis de escolaridade: cerca de 15% tem o ensino médio completo e apenas 2% possuem o ensino superior completo. A análise dos dados do IBGE referentes à escolaridade dos produtores de Tupã apontaram que 23,43% deles tem o ensino médio completo e 26,5% possuem ensino superior completo, o que demonstra heterogeneidade no perfil dos produtores rurais entre as diferentes regiões do País.

O grupo de pesquisa e extensão CoDAF disponibilizou os dados citados acima por meio do seguinte endereço: http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados/1128-dados-sobre-o-nivel-de-escolaridade-dos-produtores-rurais-da-cidade-de-tupa-sp

Veja a pesquisa do SEBRAE em: https://datasebrae.com.br/perfil-do-produtor-rural/#referencias

Pin It