Esta fonte contém dados que são disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para merenda escolar. O PNAE apoia a compra de produtos da agricultura familiar para oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Informação sobre a origem dos dados

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). A missão do FNDE é transferir recursos financeiros e prestar assistência técnica aos estados, municípios e ao Distrito Federal, para garantir uma educação de qualidade a todos. Os repasses de dinheiro são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios).

Título da fonte: Recompra FIES
Instituição mantenedora: FNDE / DADOS ABERTOS
Endereço de acesso: http://www.fnde.gov.br/dadosabertos/dataset/recompra-fies-semestre-2-2010

Para a acessar os dados, no site do FNDE, selecionar a aba “dados abertos”, em seguida clicar no link azul no final da página “portal de dados abertos do FNDE”, logo após isso, digitar na barra de pesquisa “recompra FIES”, o próximo passo é clicar no arquivo com o nome “recompra FIES”, depois disso, clicar no arquivo de nome “Recompra FIES – Semestre 2_2018”, e por fim clicar na parte de cima da aba do arquivo, no botão “ir para recurso”.

Informação sobre os dados

O arquivo contendo os dados disponibilizados podem ser baixados no formato “XML” e “CSV”.

Os atributos presentes na tabela de dados são:

NU_MES_REFERENCIA_LOTE: Mês de referência do lote de Recompra

NU_ANO_REFERENCIA_LOTE: Ano de referência do lote de Recompra

VL_PU: Valor do P.U. (Preço Unitário do título público CFT-E)

DS_RAZAO_SOCIAL: Nome da razão social da mantenedora

NO_MUNICIPIO_MANTENEDORA: Nome do município da mantenedora

SG_UF_MANTENEDORA: Sigla do estado da mantenedora

QT_CFTE_RECOMPRA: Quantidade de CFT-E utilizados para pagamento da Recompra

NU_OB_SIGEF: Número da Ordem Bancária constante no SIGEF (Sistema Integrado de Gestão Financeira – sistema interno do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE)

DT_DOCUMENTO_SIGEF: Data de emissão da Ordem Bancária

VL_OB_SIGEF: Valor da Ordem Bancária

NU_FAVORECIDO_SIGEF: Número do CNPJ da mantenedora

TP_RECOMPRA: Tipo da Recompra (N: normal; J: judicial)

Visualização dos dados

O gráfico representa o quanto (em reais) cada município da região de Tupã recebeu de repasse do PNAE para alimentação escolar. Como apresentado no gráfico, apesar de Adamantina e Dracena serem menores que Tupã (em quantidade de habitantes), recebem um repasse maior do programa para ser investido na compra de produtos da agricultura familiar.

AUTORES: Vinicius Gimenes Pongeluppe e Luis Gustavo Cesar Puga