O Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) realizou no dia 13 de junho 2019 o curso intitulado “Acesso a dados para tomada de decisão: utilizando planilhas eletrônicas na visualização de dados agrícolas”. Na ocasião, a atividade aconteceu na Escola Técnica de Vera Cruz (ETEC), tendo como público-alvo aproximadamente 80 alunos que cursam o ensino médio integrado com os cursos de Técnico em Agropecuária e Administração.

Destaca-se que uma parcela relevante dos alunos participantes do curso possuíam vínculos familiares com produtores rurais da região. O intuito foi apresentar aos mesmos algumas características, importâncias e dificuldades no processo de acesso a dados, demonstrando opções de fontes de dados que podem ser úteis para a atividade agrícola e como estes dados podem ser manipulados com recursos de visualização presentes em planilhas eletrônicas, desenvolvendo assim competências digitais nestes jovens rurais.

Como parte do conteúdo abordado durante o curso, foram apresentadas informações à respeito do CoDAF, como, por exemplo, os objetivos do Projeto e suas atividades para viabilizar o desenvolvimento de competências digitais. Para viabilizar a realização da atividade, quatro integrantes foram voluntários, sendo eles: Fábio Moreira e Jacquelin Reyes (discentes do curso de doutorado em Ciência da Informação, da UNESP/Marília) e João Victor Pompeo e Luis Gustavo Puga (discentes do curso de graduação em Administração, da UNESP/Tupã).