Nessa representação de fonte de dados estão disponíveis dados sobre índices pluviométricos da região de Tupã, coletados no portal da UDOP - União dos Produtores de Bioenergia.

Informações sobre a origem dos dados

A UDOP – União dos Produtores de Bioenergia – foi fundada em 1985 pelos diretores das destilarias autônomas criadas com o Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), com o objetivo de proporcionar a troca de informações entre estes diretores, além de capacitar profissionais para as unidades e propiciar a troca de conhecimentos e informações através das reuniões dos comitês técnicos instituídos. Tem como objetivo facilitar o aperfeiçoamento técnico-profissional para os principais agentes do setor de bioenergia; atender às associadas em seus interesses técnico-administrativos, bem como, todos os demais ligados às atividades do setor da bioenergia; facilitar a divulgação de informações jornalísticas, assim como prestar consultoria em comunicação interna e externa às associadas; colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento econômico-social.

Nome da fonte: Índices Pluviométricos
Instituição mantenedora: UDOP - União dos Produtores de Bioenergia

Endereço para acesso: https://www.udop.com.br/index.php?item=chuvas

Para chegar até a fonte de dados é necessário acessar a página inicial do site da UDOP (https://www.udop.com.br/index.php#); clicar em “Serviços” em seguida, clicar no 6° item chamado “índices pluviométricos”, descer até achar a cidade desejada.

Informação sobre os dados

Os índices disponíveis podem ser consultados e permitem a visualização através de intervalos mensais e anuais, os resultados são exibidos na própria página no formato PHP. Pode também ser realizado o download dos arquivos contendo as bases de dados no formato “Portable Document Format (PDF)”.

Sobre os atributos dos dados:

Ano: Refere-se ao ano base de medição do índice pluviométrico

Janeiro – Dezembro: São doze colunas referentes ao atributo mês de referência da medição do índice pluviométrico

Total: É a somo total da quantidade mensal dos índices pluviométricos.

Visualização dos dados

O Gráfico representa o Valor Total do nível pluviométrico em milímetros por ano, coletado pelo UDOP na cidade de tupã, iniciado no ano de 1993.

 

AUTOR: Adonis Barbosa Carreira

 

Pin It