A reunião da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizada em Brasília no dia 28/06/2016, discutiu o panorama dos avanços tecnológicos da pecuária de precisão no Brasil.
Agricultura de precisão é a prática no setor agrícola onde se utiliza tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. Isso quer dizer que seu sistema de manejo é integrado às informações e tecnologias, com conceitos de que as variações de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos. Esse sistema prioriza o manejo da individualidade dos animais para alcançar maior produtividade, seja na produção de leite, carne, ovos ou lã.
Humberto Brandão, da Embrapa Gado de Leite, apresentou o cenário do setor da agricultura de precisão durante a reunião que teve como um dos temas o panorama dos avanços tecnológicos da pecuária de precisão no Brasil. Humberto Brandão destacou que a pecuária de precisão é usada na bovinocultura, suinocultura e avicultura e pode, por exemplo, ser aplicado na nutrição, saúde, manejo e no ambiente dos animais. Com esse sistema, o fornecimento de alimentos passa a ser baseado na exigência individual de cada animal, e não mais no rebanho como um todo.
O sistema é uma tendência e esse setor vai se consolidar no país. A próxima reunião da comissão, presidida pelo professor José Paulo Molim, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), será no dia 6 de setembro de 2016.
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.