Com a intenção de reduzir os gastos para que ocorra uma melhora na saúde financeira do governo de Mato Grosso do Sul através do equilíbrio de contas, o governo irá realizar uma diminuição de 13 para 11 secretarias do estado. Esta diminuição será realizada por meio de fusão entre algumas secretarias: a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade). Esta fusão faz parte de um projeto de reforma administrativa do governo.
Apesar da fusão entre secretarias, estas a serem transformadas em pasta única, poderão deixar de ter a representatividade para determinados agentes, como a Sepaf, que possui papel preponderante na representatividade e busca de melhorias para seu público alvo, os agricultores familiares.
Caso a Sepaf no processo de fusão perca este papel de agente representativo, poderá desencadear um aumento na assimetria informacional entre agricultores familiares e latifundiários, espelhando este resultado na mesa dos consumidores.