No próximo dia 6 de Dezembro será entregue o 1500º Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar, o SIPAF, que é um dos principais meios de valorização e reconhecimento de quem vive da agricultura familiar. Neste ano de 2016 já foram emitidos 300 selos, que é um recorde comparado com anos anteriores, levando em consideração que o programa está ativo desde de 2009.

Segundo Rodrigo Venturin, coordenador Geral de Diversidade Econômica, Apoio a Agroindústria e Apoio à Comercialização (CGDEA), da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), essa marca de 1500 selos ativos é de extrema importância, pois com isso, mais de 138 mil agricultores já foram beneficiados diretamente, com aproximadamente 17.495 produtos identificados com o selo no Brasil.

Essa marca, ou selo, fortalece todo o mercado de alimentos da agricultura familiar, favorecendo o crescimento e disponibilização dos produtos produzidos pelos agricultores, bem como o reconhecimento dessa produção pela sociedade. Rodrigo ainda ressalta que o Brasil foi o primeiro país a criar o selo de identificação, e após isso outros países também adotaram essa prática, como Argentina e Chile por exemplo.

O selo de identificação pode ser obtido por agricultores que já possuem a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou, aos que não possuem a DAP, deve ser comprovado que mais de 50% dos gastos em matéria-prima do produto final são da agricultura familiar. Mais informações sobre o SIPAF pode ser encontrado no link: http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-sipaf/selo-de-identifica%C3%A7%C3%A3o-da-participa%C3%A7%C3%A3o-da-agricultura-familiar-sipaf

selo agric familiar

Fonte: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/selo-da-agricultura-familiar-chega-1500-permission%C3%A1rios

Revisado por Silvia Cristina Vieira

 

 

Pin It