O "Sistema de Alerta da Mosca da Fruta da cultura pessegueiro" é um projeto que monitora a contagem de insetos nos pomares de pêssego de uma região para que possam ser realizadas estratégias sustentáveis de controle das pragas e doenças. Para isso, são liberados boletins semanais que orientam os produtores a como realizar o manejo, precauções a doenças, influência do clima, medidas de controles e resultados dos monitoramentos.

O monitoramento é realizado o ano todo pelos pesquisadores da Embrapa e técnicos da Emater/RS-Ascar, funcionando como sistema de alerta entre setembro e dezembro, antes de começar a safra. O projeto teve início em 2010/2011 e atende as zona colonial de Pelotas, Capão do Leão, Cerrito, Canguçu, Morro Redondo e de São Lourenço do Sul/RS.

O sistema terá algumas modificações. Em uma reunião realizada no dia 06/10/2016 foi elaborado um boletim informativo da safra 2016/2017. Antes os boletins eram disponibilizados apenas via impressa, agora serão publicados no Facebook, no grupo do projeto, na página da Embrapa Clima Temperado – Pelotas, RS, enviada para e-mails dos produtores cadastrados, para um grupo de usuários do WhatsApp e permanecera impresso apenas para os vínculos de jornais e revistas.

Na safra 2016/2017 o monitoramento ocorrerá em quatro estações (de seis existentes), com 20 armadilhas em cada uma. Nos locais onde estão as estações meteorológicas o monitoramento ocorrerá pelos próprios produtores.

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/16979885/sistema-de-alerta-da-mosca-das-frutas-retoma-atividades

Revisado por: Elaine Parra Affonso e Diana Vilas Boas Souto Aleixo

 

Pin It