O setor do leite vem oferecendo oportunidades para empreendedores que procuram ideias para startups. O "Ideas For Milk" é um desafio de startups que tem o intuído de revelar as melhores propostas em eventos em diferentes cidades para a cadeia leiteira.
Startup é composta por um grupo de pessoas que trabalham em uma ideia diferente visando obter lucro, ou seja, iniciar uma empresa com uma ideia nova/diferente e colocá-la em funcionamento trabalhando em um ambiente instável. Elas buscam ser repetítivas (entregar o mesmo produto sempre em escala ilimitada sem ser necessária muita customização de cliente para cliente) e escaláveis (crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo dos negócios).
A agropecuária é responsável por um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou seja, 1,267 trilhões de reais produzidos no país, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) e CNA. A Associação Brasileira das Indústrias de Leite Longa Vida (ABLV) tem expectativa de que o setor lácteo fature 100 bilhões de reais em 2016.
A cadeia produtiva do leite é extensa e gera o maior faturamento entre as áreas do agronegócio, envolvendo fornecedores de insumos, prestadores de serviços técnicos, logística de captação e distribuição do leite e produtos derivados, indústrias de laticínios, mercado interno, mercado exterior e consumidor final. Por sua importância são necessárias alternativas para o setor.
Com o interesse em tornar o trabalho mais eficiente, menos penoso, com mais controle e gestão, e com conhecimento técnico, estão sendo desenvolvidos aplicativos e sensores. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa ) Gado de Leite desenvolveu o E-Score, um aplicativo que está em fase de validação, utilizado para avaliar a condição corporal da vaca através de uma foto tirada, em que automaticamente faz o Escore de Condição Corporal do animal para o produtor, que hoje é feito usando a avaliação visual e o toque.
O desafio Ideas For Milk tem o objetivo de despertar o interesse em investidores, aceleradoras, incubadoras, desenvolvedores profissionais de ciências agrárias, para que esses através de suas ideias desenvolvam o ecossistema em torno do leite utilizando soluções de base tecnológica.O Ideas For Milk está com inscrições prorrogadas até dia 17 de outubro de 2016 e será composto por três etapas, sendo a final dia 14 de Dezembro em Brasília. A iniciativa vem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e quatro de suas unidades além de contar com empresas como Litteris Consulting, Qranio, Carrusca Innovation e AgriPoint. Para saber mais sobre o evento acesse o Link: www.ideasformilk.com.br
Revisado por: Diana Vilas Boas Souto Aleixo e Jacquelin Camperos Reyes