Uma novidade muito interessante para os produtores de leite é a criação de um sensor ligado na cauda da vaca, que envia alertas de texto no celular para ajudar a detectar quando o animal está em trabalho de parto.

O dispositivo mede os padrões de movimentos de cauda desencadeados por contrações alertando os veterinários por telefone celular e e-mail cerca de uma hora antes de uma vaca dar à luz.

Moocall foi desenvolvido na Irlanda e lançado comercialmente no ano passado. A empresa diz que a Universidade de Kentucky também usa a tecnologia.

A doutoranda Kayla Aragona diz que o dispositivo ajuda bastante, pois caso aconteça alguma retenção de placenta ou dificuldade do bezerro em sair, os veterinários serão avisados prontamente.

Entretanto, o Moocall não é infalível, visto que uma das vacas infelizmente esfregou a cauda para cima com tudo e bateu o sensor na parede para tentar removê-lo até que caiu, levando a falsos alarmes.

Não há informações de quando o dispositivo estará disponível para que os produtores brasileiros tenham acesso a essa ferramenta.

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Confira a notícia na integra acessando MilkPoint

Publicado por  Leonardo Felipe Franchi

Pin It