No Brasil há um dia especial para homenagear o feirante, o trabalhador que comercializa o seu produto em estruturas simples feitas de barracas e bancadas.

As feiras livres potencializam a comercialização de produtos da agricultura familiar e torna-se canal de comercialização direto entre agricultores e consumidores.

Reconhecida como uma das formas mais antigas de mercado livre de produtos agrícolas, a feira livre propicia um espaço agradável para os consumidores dos centros urbanos que buscam cada vez mais qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável.

A opção por comercializar seus produtos em feiras livres garante ao agricultor rentabilidade e movimenta a economia de muitas famílias que vivem no campo.

Pouco se sabe sobre as origens das feiras livres, desde a formação das primeiras cidades cerca de 3.000 anos A.C, as formas de trocas comerciais começaram a se organizar em centros específicos onde as pessoas concentravam-se para vender e comprar o que lhes interessava, os centros comerciais tiveram evoluções diferentes, o modelo de feira livre que conhecemos hoje surgiu na baixa idade média, isto é, a partir do século XI.


A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It