Um agricultor de Santa Maria D’Oeste/PR financiou um sistema fotovoltaico para produzir energia limpa, a energia solar, que irá abastecer a casa da família, o estábulo e câmara de resfriamento. O sistema foi financiado através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agrigultura Familiar (Pronaf) utilizando a linha Mais Alimentos.

O investimento teve um valor alto, mas calcula-se que em 12 anos todo o investimento será recuperado, tendo em vista que na propriedade de 14 hectares do agricultor o valor gasto com energia é de aproximadamente R$400,00 e o financiamento realizado para instalação do sistema fotovoltaico foi de 23 mil reais que será pago em seis anos.

O funcionamento de um sistema fotovoltaico é bem simples, o raio solar incide nos painéis fotovoltaicos que por sua vez produzem eletricidade, porém a energia gerada por esses painéis é diferente da energia fornecida pela concessionária, é necessário instalar um equipamento chamado de inversor, que converte a energia dos painéis para abastecer a casa com 127V ou 220V, dependendo do equipamento utilizado.

Então com apenas painéis fotovoltaicos e com o inversor já é possível abastecer uma residência, porém todos os equipamentos devem ser dimensionados para suprir o consumo de energia da propriedade. Além de suprir o consumo da propriedade, a energia ainda pode ser armazenada em baterias, porém o custo do investimento é quase dobrado quando opta-se por armazenar a energia.

No entanto, não é necessário armazenar a energia gerada, é possível “vender” essa energia sobressalente para a própria concessionária, injetando a energia que não está sendo usada na rede da concessionária. A energia não utilizada é convertida em créditos junto à concessionária, que são abatidos da conta de luz, esse uso de créditos de energia foi possível a partir da resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O sistema fotovoltaico tem vida útil de aproximadamente 25 anos e isso garante o retorno do investimento, pois além de não gastar com energia da rede da concessionária, o agricultor pode economizar energia na entressafra para gerar créditos com a concessionária, que poderá ser usado durante a safra onde o consumo de energia é bem maior.

O Pronaf tem um papel muito importante na vida dos agricultores, pois viabiliza a realização de sonhos, como a compra de equipamento para melhorar o dia-a-dia dos produtores, além de propor um grande incentivo para o trabalho, pois o agricultor tem que produzir mais para pagar a dívida e ainda ter lucro em cima de sua produção.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: MDA

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It