Diversas propriedades seguem sua rotina produtiva como culturas, métodos e tecnologias do modo que seus ancestrais iniciaram e ensinaram através das diversas gerações da família.
Um dia estes métodos fizeram com que estes produtores fossem competitivos, porém com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, muitos dos métodos utilizados fizeram com que a propriedade perdesse eficiência em relação a seus concorrentes que buscaram novos métodos para suas produções.
Para que o agricultor possa buscar a implementação de novas tecnologias em sua propriedade sem ter que realizar retiradas significativas de suas economias ou que não possuam o recurso financeiro no momento de realizar estas implementações para se tornar competitivo para continuar no mercado, podem recorrer a diversos tipos de financiamentos com benefícios voltados para os pequenos agricultores.
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) oferece linhas específicas de investimentos, onde destacamos o BNDES Finame Agrícola para aquisição de máquinas, equipamentos, produtos de informática, etc. É oferecido condições adequadas para cada tipo de financiamento com diferentes taxas de juros, prazos, etc. O BNDES possui prazo para o pagamento de até 90 meses, incluso o prazo máximo de carência de 1 e 2 anos de acordo com a especificidade do investimento.
Para saber mais sobre o financiamento como: Quem pode solicitar; O que pode ser financiado; garantias, entre outras informações acesse o BNDES
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.