Com os constantes avanços tecnológicos no setor agropecuário, está se tornando comum o lançamento de softwares que auxiliem o agricultor e pecuarista tanto na gestão administrativa quanto manejo e produção das atividades e animais.
No interior do estado de São Paulo, na cidade de Presidente Prudente, pesquisadores de uma universidade estão trabalhando na pesquisa e desenvolvimento de um programa de computador voltado para pecuaristas. Este programa visa proporcionar ao pecuarista melhor rentabilidade ao realizar a escolha de seu rebanho. O programa funciona por meio da inserção de dados de altura e peso de cada animal da propriedade, assim, o programa gera como resultados uma série de gráficos que indica o perfil do animal (baixa, média, alta, muito alta).
Com o perfil do animal, o produtor poderá decidir se coloca o animal para reprodução ou engorda. Por exemplo, animal com índice de massa corpórea alta são melhores para engorda, enquanto os animais com massa corpórea baixa são melhores para reprodução.
Entre o exemplo citado e outras análises, será possível o agricultor realizar tomadas de decisões que auxiliem na redução de custos, otimizando os lucros da propriedade.
O programa ainda não está disponível para os pecuaristas, por estar na segunda parte de desenvolvimento. Nesta segunda parte os pesquisadores irão o programa em aplicativo, com previsão de disponibilizá-lo em um ano.
Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Rede Globo
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.