Aquaponia é a junção do termo aquicultura (criação de organismos aquáticos) com hidroponia (cultivo de vegetais na água).

Para montar esse tipo de sistema existem várias configurações, mas principalmente utilizam-se três elementos, sendo eles: um tanque para criação dos peixes, um lugar para filtrar a água e um para plantar as mudas.

A técnica é recente no Brasil e é muito utilizada em países com pouca disponibilidade de água doce e com invernos rigorosos, ela vem chamando atenção de instituições de pesquisas e produtores como a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA.

Na região de Ribeirão Preto – SP, foi desenvolvido um modelo de Aquaponia doméstico pelo zootecnista Fernando André Salles e sua equipe. Este modelo associa a produção de hortaliças folhosas, plantas aromáticas e medicinais com a criação de uma variedade do peixe lambari, onde ocorre uma integração que se equilibra de forma natural, em que dejetos de um organismo se torna fonte de nutrientes para outros.

Dentre as vantagens da Aquaponia estão a economia de água, e é uma das poucas formas de produção animal que não gera efluentes (pois serão reaproveitados pelas plantas), a produção de hortaliças são todas sem agrotóxicos, é fácil controlar algumas pragas e deficiência nutricional por ser em pequena escala, o custo de investimento não é muito alto e o manejo não é muito trabalhoso.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: G1

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It