As feiras livres, além de espaços comerciais possuem importância sociocultural, pois propiciam a interação entre as pessoas, mantendo viva a diversidade cultural popular e alimentar de uma região.

As feiras agroecológicas ou feiras orgânicas comercializam os produtos dos agricultores familiares, produção esta livre de agrotóxicos, insumos químicos, podendo ser in natura e/ou beneficiados. Para que as famílias agricultoras possam comercializar seus produtos nas feiras agroecológicas elas precisam estar cadastradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que ocorre pela Organização de Controle Social (OCS), este cadastro permite que o produtor faça parte de um grupo de agricultores que atuam para garantir que as produções sejam orgânicas.Os estados, municípios e governo federal precisam entender que as feiras agroecológicas, além de serem uma iniciativa de geração de trabalho e renda para a agricultura familiar, são formas públicas de abastecimento alimentar.

Desta forma, as feiras agroecológicas necessitam de políticas públicas que qualifiquem as que já existem e criem novas feiras em locais que ainda não têm. Apoiar essas feiras significa apoiar a comercialização, o abastecimento alimentar e os benefícios que essas trazem, como a recuperação e conservação dos solos, da água, da vegetação nativa, a valorização da mulher e do homem do campo, a geração de trabalho e renda, a saúde das pessoas que produzem e consomem, entre outros. Por isso a importância de colaborar com iniciativas que criam ações concretas que ajudam esses trabalhadores familiares a levar comida do campo para a cidade.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Carta Maior

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It