Main menu


Na Tecnofam 2016, evento de tecnologias e conhecimentos para a agricultura familiar, os pesquisadores da Embrapa, Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal, e Cesar José da Silva, da Embrapa Agropecuária Oeste, apresentaram os benefícios de adubos verdes para aumentar a produtividade do solo com baixo custo.

Em pequenas propriedades, ainda é um desafio melhorar a produtividade do solo com baixo custo, porém, por meio da adubação verde em rotação de cultura ou em consórcio entre adubos verdes (leguminosas e gramíneas) é possível preservar os nutrientes e a umidade do solo.

De acordo com o pesquisador César José da Silva, a adubação verde é um processo que leva anos, portanto o ideal para pequenas propriedades seria começar em áreas mais afastadas e com o solo mais degradado, com baixa quantidade de matéria orgânica, com pragas no solo ou plantas daninhas

A adubação verde além de trazer benefícios para a fixação de nutrientes, também ajuda a combater nematoides e doenças do solo. Inclusive, o adubo verde permite abrigar inimigos naturais, pois atrair polinizadores e insetos benéficos como predadores de pragas. Outro benefício é servir de suplementação alimentar animal, como o guandu, adubo verde semipereni que pode ser usado para feno ou fresco no cocho por meio de podas.

Assim, com a prática da adubação verde, é possível o aumento da produtividade, pois proporciona um bom retorno econômico para os pequenos produtores, que podem investir mais nas suas atividades, melhorar o manejo e incorporar novas tecnologias em suas propriedades.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Embrapa

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Adicionar comentário

Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do CoDAF e não são por ele endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.


Código de segurança
Atualizar