A Embrapa Meio Ambiente desenvolveu um Pulverizador Eletrostático, o equipamento tem a finalidade de reduzir aplicação de agrotóxicos nas lavouras e aumentar a eficácia da aplicação. O pulverizador é portátil e de baixo custo, funciona por meio de bateria, e possui uma tecnologia simples que pode auxiliar o pequeno produtor.

A pulverização eletrostática possibilita que aproximadamente 70% do agrotóxico ao ser aplicado fique fixado na planta, garantindo um melhor aproveitamento do produto em comparação com a aplicação de agrotóxicos por pulverizadores convencionais, e reduzindo a quantidade de aplicações nas lavouras.

No município de Caxias do Sul, o produtor de hortaliças Luís Henrique Mozoqui, relatou que com a adoção do equipamento houve a redução de 70% do volume de defensivos aplicados na sua horta e, ainda, traz o beneficio de economia de água e de tempo.

No momento, apenas 50 produtores adquiriram o pulverizador eletrostático. Entretanto, para quem não tem condições de investir R$1800,00 no equipamento, a Embrapa acaba de desenvolver um Kit Eletrostático, que pode ser adaptado em qualquer pulverizador apresentando as mesmas funcionalidades e benefícios do pulverizador eletrostático. O kit Eletrostático ainda não entrou na fase de fabricação comercial, mas estima-se que seu custo fique em torno de R$300,00.

O desenvolvimento do Pulverizador Eletrostático e do Kit Eletrostático, é visto como uma forma de contribuir com o meio ambiente, com a saúde de quem consome os produtos e pode gerar economia aos agricultores que optarem pelo uso destes equipamentos.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: G1

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It