No estado de Santa Catarina foi desenvolvido um aplicativo que permite rastrear as frutas e verduras vendidas nas gôndolas do mercado. A tecnologia foi desenvolvida pela Associação Catarinense de Supermercados, e permite que em cada cartaz com as informações referentes ao produto, esteja disponível um QR Code, ou seja, um código que pode ser lido pela câmera fotográfica de um celular smartphone ou tablet.

Ao realizar a leitura deste código, são fornecidas ao consumidor informações referentes ao produtor, local de cultivo do produto, transportadora, e mais, especifica se o produto é orgânico e se possui alguma certificação.

A tecnologia também possibilita que haja um controle na quantidade de defensivos aplicados nos alimentos, assim, periodicamente, amostras dos produtos são analisadas em laboratórios, garantindo que os valores estejam dentro dos limites permitidos por lei.

O sistema já está em uso em alguns mercados nos estados de Santa Catarina e Paraná.

A implantação desta tecnologia remete a comercializar produtos mais saudáveis e com origem confiável.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Tecnologia catarinense permite rastrear informações sobre hortifrutis.

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It