Citricultores de Boa Esperança do Sul (SP) estão utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação para monitorar e acompanhar a população do inseto psilídeo, que transmite o greening, uma das principais doenças que afeta a citricultura, visto que, só no Brasil a doença teve um crescimento de 160%.

O monitoramento acontece pelo acesso a um mapa que disponibiliza a incidência do inseto em aproximadamente 128 municípios da região, este mapa é marcado por cores, no qual, quadrados verdes indicam pouca ou nenhuma ocorrência do inseto. Entretanto, quando os quadrados aparecem vermelhos, a situação se torna preocupante.

Para o gerente agrícola Paulo César de Souza, com a informação disponibilizada pela ferramenta é possível acompanhar o nível de elevação do psilídeo e, quando em estado crítico, liberar a pulverização.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e conta com atualização do mapa de forma colaborativa, pois os próprios agricultores inserem as ocorrências pela Internet de 15 em 15 dias. Posteriormente, o Fundecitrus entrega para o produtor um relatório indicando a ocorrência do psilídeo na sua propriedade ou na região.

A aplicação é gratuita e os interessados devem realizar o cadastro no site http://www.fundecitrus.com.br/ ou pelo telefone 0800-112-155.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: G1

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It