O estado do Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de soja do país e devido a chuvas nas ultimas semanas as regiões sul e oeste do estado tiveram plantações inundadas, causando uma perda de aproximadamente 20% da produção, segundo o secretário da agricultura do estado do RS, Ernani Polo, “as perdas somam aproximadamente 500 milhões de reais”.

A chuva alagou diversas áreas, porém a mais afetada foi a produção de soja, pois nesta época do ano seria o período de colheita da soja e os grãos já estão formados, porém devido a chuvas de 200mm a 300mm, os maquinários não conseguem realizar a colheita e os grãos ficam impróprios para a colheita devido ao alagamento, devido a este cenário, cerca de cinco cidades gaúchas entraram em estado de emergência pois tem sua economia baseada na produção de soja.

Produtores gaúchos calculam que neste ano, onde produziam 50 sacas de soja por hectare, conseguirão produzir apenas 40 sacas na mesma área. Com o declínio da safra do Rio Grande do Sul, o restante do país percebe oportunidade para a produção de soja, buscando suprir a demanda do produto.


Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Canal Rural

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It