O Brasil é um dos maiores produtores de grãos da atualidade, com safra superior a 200 milhões de toneladas por ano, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Para estocar a produção de grãos é necessário que se desenvolvam sistemas de armazenagem suficiente, o que ainda é uma área com necessidade de grandes investimentos no Brasil. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, o Brasil possui uma capacidade total de aproximadamente 145 milhões de toneladas, abaixo das recomendações mínimas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Este déficit dificulta a estocagem por agricultores familiares, que precisam vender seus grãos imediatamente após a colheita e não podem esperar um momento mais oportuno para a venda.

Os pesquisadores Armando Kazuo Fuji; Jader Picanço Ribeiro e Rafael Manzoli - das universidades UNESP e UNICAMP - propõem a elaboração de uma planilha eletrônica para auxiliar agricultores familiares a calcular a viabilidade econômica de aquisição de um silo metálico de pequena capacidade (102 sacos). O estudo está pautado na necessidade de auxiliar o agricultor a ajustar em seu orçamento os valores referentes a aquisição do equipamento, calculando a taxa de retorno do investimento.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Estudo de viabilidade econômica de um silo metálico para Agricultura Familiar.

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It