Pesquisadores da UNESP estudam as transformações que Tecnologias de Informação e Comunicação estão provocando no meio rural do interior de São Paulo.

Segundo os especialistas, a internet tem sido o principal elemento de ampliação do acesso a conteúdos digitais na zona rural. O barateamento dos dispositivos como celulares, tablets e notebooks, associados o aumento da disponibilidade de internet nestas localidades, tem difundido novas possibilidades de meios de comunicação aos produtores rurais, principalmente aos agricultores familiares, que agora podem realizar operações bancárias, verificar preço de produtos, metereologia entre outros benefícios.

Entretanto, os pesquisadores alertam para a falta de habilidade na operação destas tecnologias por parte dos agricultores familiares, onde o grupo analisado no estudo foram dos agricultores pertencentes a Associação de Bananicultores do município de Tupã, localizada no interior do estado de São Paulo.

Segundo os autores, a comunicação rural é muito importante neste cenário e atua como "elo relacional mediando soluções e incorporando a difusão de
inovações na busca da alfabetização digital dos produtores rurais contribuindo para democratização da sociedade na era da informação".

O artigo científico completo está disponível em: RECoDAF

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It