Revisado por Elaine Parra Affonso
Publicado por João Pedro Labadessa

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), aproximadamente 300 mil estabelecimentos rurais produzem café no Brasil, dos quais 81% são da agricultura familiar, que são responsáveis por cerca de 38% do valor bruto da produção de café no país. E por esse motivo, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta última quinta-feira, 17 de Março, uma linha de financiamento de US$ 30 milhões para as exportações de café verde da agricultura familiar para países em desenvolvimento.

Segundo Cristina Timponi, chefe da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), esta atitude da Camex representa uma ação efetiva do governo federal no apoio do desenvolvimento das cooperativas e de seus agricultores familiares, assim estimulando a geração de renda para essas famílias. Ela ainda destaca que o setor cafeeiro é muito importante no Brasil e tem base a partir da agricultura familiar, além disso, ressalta que as cooperativas da agricultura familiar tem um grande potencial a ser explorado.

O crédito aprovado pela Camex somente poderá ser utilizado por produtores e entidades da agricultura familiar que possuam Declaração de Aptidão no Pronaf e que exportem para países importadores líquidos de alimentos classificados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Este crédito será financiado pelo Banco do Brasil por meio do Programa de Financiamento à Exportação (Proex).

Por fim, com esta liberação de crédito, produtores poderão alavancar seu negócio produzindo grãos de qualidade e exportando para outros países, assim elevando não só o próprio desenvolvimento, mas sim o desenvolvimento de toda nação.

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: MDA

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It