A companhia XMobot, com sede no interior de São Paulo, é a primeira companhia brasileira da área a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a fabricar drones, que também tem utilidade no meio rural. Esses drones possuem a capacidade de sobrevoar áreas de 1500 a 3000 hectares com duração de até 1 hora e 45 minutos.

Com a tecnologia do drone o produtor rural consegue visualizar o solo exposto e suas falhas de plantio, a fim de gerar soluções mais rápidas à esses produtores e gerar maior produtividade. Cerca de 40 produtores brasileiros já aderiram o drone e sua tecnologia com softwares de mapeamentos da propriedade, criados pela própria companhia. A companhia está criando softwares específicos para determinadas culturas, para acoplagem ao drone.

Tecnologias auxiliadoras voltadas à produção rural estão se expandindo, visto que permitem auxílios mais rápidos e eficazes a tratamentos de culturas. Diante a importância dessas tecnologias na produção rural, é de extrema relevância tecnologias adaptadas e palpáveis a agricultura familiar, tendo que sua produção é responsável por mais de 70% do alimento presente na mesa do brasileiro.

 

Leia mais em: REVISTA GLOBO RURAL

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It