O plantio sem solo, foi a escolha de algumas propriedades na cidade de Capão Bonito e Porangaba, interior de São Paulo. A Hidroponia é uma tecnologia que utiliza bandejas com água e nutrientes para desenvolver as plantas, a técnica permite o cultivo de diversas culturas, como na propriedade de Capão Bonito que cultiva alface, manjericão, coentro, beterraba e flores comestíveis neste sistema.

A água utilizada na tecnologia é controlada e pode economizar até 80% de água comparada a uma plantação convencional. Em uma pesquisa desenvolvida por especialistas, comparou-se os resultados com a produção convencional, a qual apresentou os seguintes resultados: do plantio a colheita, a alface utiliza 27 litros de água no cultivo tradicional, já na hidroponia são usados apenas 5 litros de água.

“Por ser hidropônica, um sistema totalmente feito em canaletas, que é o NFT, esta água circula pelo sistema, então ela não se perde, a bomba manda pro início do canteiro, ela corre pelo sistema e volta para a caixa da água, então não tem o desperdício”, relata o produtor rural Fernando Calderado.

Todo cultivo hidropônico deve ser protegido por telas ou estufa que favorece a produção durante todo o ano e ajuda no controle de pragas. Para implantar a tecnologia é necessário a ajuda de um engenheiro agrônomo ou um técnico agrícola, estes profissionais poderão avaliar qual é o melhor sistema para sua propriedade.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: G1

Hidroponia: tecnologia que economiza 80% de água e permite produção variada

O plantio sem solo, foi a escolha de algumas propriedades na cidade de Capão Bonito e Porangaba, interior de São Paulo. A Hidroponia é uma tecnologia que utiliza bandejas com água e nutrientes para desenvolver as plantas, a técnica permite o cultivo de diversas culturas, como na propriedade de Capão Bonito que cultiva alface, manjericão, coentro, beterraba e flores comestíveis neste sistema. A água utilizada na tecnologia é controlada e pode economizar até 80% de água comparada a uma plantação convencional. Em uma pesquisa desenvolvida por especialistas, comparou-se os resultados com a produção convencional, a qual apresentou os seguintes resultados: do plantio a colheita, a alface utiliza 27 litros de água no cultivo tradicional, já na hidroponia são usados apenas 5 litros de água. “Por ser hidropônica, um sistema totalmente feito em canaletas, que é o NFT, esta água circula pelo sistema, então ela não se perde, a bomba manda pro início do canteiro, ela corre pelo sistema e volta para a caixa da água, então não tem o desperdício”, relata o produtor rural Fernando Calderado. Todo cultivo hidropônico deve ser protegido por telas ou estufa que favorece a produção durante todo o ano e ajuda no controle de pragas. Para implantar a tecnologia é necessário a ajuda de um engenheiro agrônomo ou um técnico agrícola, estes profissionais poderão avaliar qual é o melhor sistema para sua propriedade. Sem miniatura disponívelSem miniatura disponível

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It