Terça-feira, dia 29/09, em São Paulo – SP, ocorreu a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura com o intuito de divulgar e estimular atividades de educação ambiental e a mobilização social por meio de vídeos. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO).
Foram exibidos três curtas-metragens sobre agricultura familiar e após as exibições ocorreram debates sobre a certificação orgânica na cadeia extrativista, com Marcelo Mendes Amaral, coordenador do Programa Mercado Mata Atlântica- Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Os filmes retratados foram:
- Artesãs do Cerrado (Duração: 9 minutos): relata o cotidiano de artesãs que obtêm uma alternativa de renda sustentável por meio da produção de biojóias e acessórios utilizando o capim-dourado e sementes nativas.
- Extrativismo sustentável da Cagaita (Duração: 6 minutos): enfatiza a fruta Cagaita, que é presente nos hábitos alimentares de comunidades do Cerrado e ajuda a preservar espécies típicas do bioma.
- Bauru, a castanha do Cerrado (Duração: 6 minutos): sonda o Bauru como geração de renda e como diversificação da agricultura dos habitantes de Caxambu, em Pirenópolis, Góias.
Veja a matéria na íntegra acessando ao link: IDEC
Mariana de Almeida Biancalana
Revisado por Cristina Toyoko Hashimoto
Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi
Mostra de curtas exibe filmes sobre agricultura familiar
Mostra de curtas exibe filmes sobre agricultura familiar
Terça-feira, dia 29/09, em São Paulo – SP, ocorreu a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura com o intuito de divulgar e estimular atividades de educação ambiental e a mobilização social por meio de vídeos. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO).Terça-feira, dia 29/09, em São Paulo – SP, ocorreu a 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Cultura com o intuito de divulgar e estimular atividades de educação ambiental e a mobilização social por meio de vídeos. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Associação de Agricultura Orgânica (AAO). Foram exibidos três curtas-metragens sobre agricultura familiar e após as exibições ocorreram debates sobre a certificação orgânica na cadeia extrativista, com Marcelo Mendes Amaral, coordenador do Programa Mercado Mata Atlântica- Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Os filmes retratados foram: 1. Artesãs do Cerrado (Duração: 9 minutos): relata o cotidiano de artesãs que obtêm uma alternativa de renda sustentável por meio da produção de biojóias e acessórios utilizando o capim-dourado e sementes nativas. 2. Extrativismo sustentável da Cagaita (Duração: 6 minutos): enfatiza a fruta Cagaita, que é presente nos hábitos alimentares de comunidades do Cerrado e ajuda a preservar espécies típicas do bioma. 3. Bauru, a castanha do Cerrado (Duração: 6 minutos): sonda o Bauru como geração de renda e como diversificação da agricultura dos habitantes de Caxambu, em Pirenópolis, Góias.
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.