Devido à alta do dólar e aspectos econômicos, os custos de produção na agricultura tiveram um aumento significativo na safra atual. A análise foi realizada durante a 38º Expointer, ocorrida em Esteio (RS), em que especialistas e membros das associações garantiram que os produtores deverão ter maior controle financeiro devido a essas influências.
Apesar da melhoria em exportação, a alta do dólar gerou em torno de 15% a mais de custo na produção; produtos como sementes e fertilizantes foram atingidos pelo aumento de valor de compra. Especialistas garantem que algumas demandas de exportação continuarão aquecidas no mercado, tendo em vista a necessidade dos consumidores internacionais.
O crédito rural seria outra preocupação aos agricultores, visto que, a produção agrícola brasileira depende em maior parte de crédito para manter investimentos em tecnologias que garantem maior produtividade. Deste modo, a produção agrícola sofre atualmente e diretamente tendo maior custo de produção devido à influência de fatores econômicos do bojo.
Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Revista Globo Rural
Revisado por Elaine Parra Affonso
Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.