As bases de dados são um conjunto de informações específicas de um determinado assunto registradas e conservadas que podem ser utilizadas para análise e representações de um contexto. No ambiente rural esses registros são utilizados para a melhoria de cultivos e aumento da produtividade.

Com a evolução da tecnologia, as bases de dados passaram a ser utilizadas na agricultura, como por exemplo na agricultura de precisão, que a partir de registros de informações da propriedade, um software é capaz de analisar o desempenho do cultivo de determinada cultura, desde o consumo de combustível utilizado pelas máquinas até a quantidade exata de determinado insumo a ser pulverizado em cada metro quadrado nas áreas cultivadas.

O desenvolvimento da utilização e compartilhamento de informações e dados da agricultura tem chamado a atenção de empresas ligadas a tecnologia, como a Google e a Syngenta, visando ajudar os agricultores a melhorar o desempenho de suas culturas.

Portanto, a tecnologia da informação se tornou um importante instrumento nos diversos meios de produção chegando ao campo com o objetivo de melhorar e aumentar a produtividade dos cultivos, através de analises das informações armazenadas, assegurando a segurança alimentar. Assim, a importância do compartilhamento e do acesso aos dados torna-se evidentes em âmbitos públicos e privados.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Revista Globo Rural 

 

Beatriz Santos Bisi

Revisado por Cristina Hashimoto

Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It