Famílias de 17 Municípios do interior do Ceará serão beneficiadas inicialmente com um projeto-piloto que visa a reutilização de águas cinzas, e tem o intuito de aproveitar ao máximo sua utilização em épocas de seca. O objetivo do projeto é efetuar o tratamento da água do banho e da lavagem de louça e roupa, reaproveitando-a para a servir a produção de alimentos. O governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa solicitações de liberação de recursos para a ação e aguarda uma posição que deve sair ainda nesta semana.

O projeto contará com o investimento de R$ 1.8 milhões, que favorecerá 85 mil famílias de agricultores familiares. “ A água, antes desperdiçada, será usada em canteiros de hortaliças, em vez de contaminar o solo e prejudicar os animais domésticos. Com o reúso da água, isso não vai mais acontecer”, afirma Francisco Antônio Rodrigues, Presidente da Associação dos Agricultores Riacho Verde.

Além deste projeto, outros 47 serão implantados em prol dos agricultores familiares nas áreas de apicultura, ovinocaprocultura e psicultura, auxiliando assim, 1.448 famílias de 38 municípios com o objetivo de que as famílias tenham uma produção mais eficaz e eficiente.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2015-07/projeto-incentiva-reuso-da-agua-e-agricultura-familiar-no

 

Juliana Bernardes

Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It