Na pequena cidade de Tanabi, interior de São Paulo, um produtor rural tinha o sonho de ter um trator mas nunca teve condições para comprar. Mas isso não o deteve, criou um alternativo, próprio e único, usando peças de fogão, um motor de moto antigo, rodas e câmbio de uma kombi, uma caixa de correio, uma lata de sardinha e outras sucatas.
O criativo produtor demorou um ano para construir sua máquina que hoje é uma das suas fontes de renda. O agricultor utiliza o trator para arar sua terra, onde planta café, quiabo e feijão, além disso, ainda opera sua máquina para prestar serviços nas propriedades vizinhas, como, por exemplo, puxar móveis e entulhos, cultivar pequenas roças, entre outras tarefas onde a força bruta é necessária.
Esta historia pode servir de inspiração para muitos agricultores familiares que não possuem recursos financeiros suficientes, a mente criativa pode ser fonte de alternativas que podem manter ou até mesmo aumentar a produção, diminuindo custos e investimentos.
Veja mais em:
Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.