Preocupada com a emissão de gases poluentes, a Fundação Banco do Brasil criou um aplicativo para celular batizado de “balde cheio”, que calcula os gases poluentes emitidos no processo de criação de gado leiteiro, com o objetivo de estimular os produtores a adotarem técnicas que diminuam impactos ambientais. O aplicativo calcula a emissão de gás metano e óxido nitroso gerados, respectivamente, na digestão do animal e durante a produção de leite.
O cálculo dos gases emitidos é possível apenas com algumas informações cedidas pelo produtor, como a quantidade de leite produzida e área ocupada pelo gado leiteiro. Além desses cálculos o aplicativo disponibiliza informações de técnicas de manejo de produção de leite, melhoramento genético, entre outras. Nesse contexto, a Fundação Banco do Brasil abriu um concurso para criação de outros aplicativos com soluções sustentáveis e de âmbito social.
Aplicativos informativos e com soluções estão se expandindo de forma a alcançarem soluções pessoais, sociais e ambientais a partir da tecnologia da informação. Este é mais um indicativo da potencialidade de aplicações como essa no contexto da agricultura familiar, que disponibilizando informações técnicas e de manejo de culturas e criações, técnicas de gestão financeiras e insumos, podem impactar diretamente neste importante segmento do nosso campo.
Veja a matéria na íntegra acessando ao link: Revista Globo Rural
Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.