O Cadastro Ambiental Rural (CAR) consiste no cadastro de propriedades rurais para controle de suas condições pelo governo, proporcionando benefícios aos produtores como direitos a linhas de créditos e outras particularidades. Resultados consequentes do CAR foram avaliados pelas entidades Conservação Internacional Brasil (CI Brasil), WWF Brasil e Observatório do Código Florestal, as quais obtiveram como resultado informações de dificuldades de cadastros, com erros específicos como o quesito sobreposição de terras.

Alguns aspectos em relação ao CAR foram analisados, como a prorrogação que indica que houve lacunas em assistência com relação aos pequenos agricultores, a adesão do setor produtivo que condiz com a resistência do setor produtivo à adesão do cadastramento, os recursos financeiros em que alguns governos não obtiveram verbas para sua implantação, a infraestrutura em que órgãos públicos relataram infraestrutura precária para acessibilidade do cadastro, entre outros aspectos.

Para maior taxa de cadastramento indica a necessidade de atitudes dos governos e setores produtivos conjuntos, pois o CAR é de grande importância para controle do governo e aos benefícios particulares dos produtores. Aos pequenos produtores temos que a maior barreira para a regularização é a acessibilidade e assistência em relação ao cadastro, com dificuldades teóricas.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link:http://www.canalrural.com.br/noticias/noticias/estudo-aponta-gargalos-implementacao-car-apos-ano-funcionamento-56558

 

Beatriz Santos Bisi

Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It