A utilização da tecnologia é cada vez mais frequente na vida rural e uma das inovações mais recentes é o uso de drones (dispositivos aéreos não tripulados), que vem ganhando adeptos na agricultura e na pecuária. Uma de suas principais caracteristicas é a versatilidade, pois pode desenvolver varias funções na mesma propriedade, sendo a análise de plantio a mais comum.
Considerado como um ótimo investimento para a agropecuária um drone pode desenvolver varias funções além da análise do plantio, como por exemplo, a demarcação de áreas plantadas, a pulverização, o acompanhamento do desenvolvimento da safra ou da pastagem, a monitoração do desmatamento, a localização de nascentes, a vigilância, a localização de abertura de estradas, a localização de focos de incêndio, a telemetria, a contagem e a toca da boiada, a facilidade na venda da fazenda e a busca por animais perdidos.
Com todas estas vantagens não tem como negar que o drone é um excelente investimento, apesar disso, ainda não é muito utilizado na agricultura familiar devido seu alto preço comparado com a renda média da maioria dos agricultores. No entanto, a tendência de que seus preços caiam pode levá-los a se transformar, também, em uma importante ferramenta na maior parte das propriedades familiares.
Veja a matéria na íntegra acessando ao link:http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2015/05/15-usos-de-drones-na-agricultura-e-na-pecuaria.html
Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi
A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.