A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri criou o Sistema Integrado de Produção de Tomate, no oeste catarinense, que envolve várias tecnologias com o intuito de criar um grupo de agricultores para trocarem informações para melhoria das produções de tomate. Esse sistema envia mensagens de textos e mensagens em uma rede social sobre as variações climáticas, pragas possíveis de acordo com o clima, inovações na produção, entre outras informações do que os produtores devem fazer de acordo com o contexto.

Essa ação fez com que os agricultores que passavam por uma crise climática, obtivessem maior lucro, pois conseguiram diminuir as perdas nas produções, na quantidade de agrotóxicos utilizados, pois enviavam informações específicas de como melhor utilizá-los, além de outras economias. Atualmente, esse sistema conta com a participação de 30 agricultores, porém a intenção é aumentar esse número de participantes.

Essa troca de informações para melhoria das produções foi de grande importância, acopladas à vários benefícios, o que indica que seria bastante relevante a implantação desse sistema com produtores de outras culturas. Diminuir o custo, aumentar a produtividade, a qualidade e o lucro são os aspectos buscados pelos agricultores, e servido por esse sistema, o que sugere que tende a aumentar a participação de tais.

 

Veja a matéria na íntegra acessando ao link:http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/03/agricultores-de-sc-criam-grupo-em-rede-social-para-aumentar-lucros.html

 

 

Beatriz Santos Bisi

Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It