Na região do município de Itapetininga, cerca de 400 famílias trabalham na área de olericultura, possuindo um enfoque na produção de pepino em uma região correspondente a cerca de 92 hectares e gerando aproximadamente uma produção de 110.000 caixas de pepino, sendo que cada caixa possui cerca de 20 quilos, e como consequência dessa produção em larga escala, têm seu produto na maioria das vezes escoado para a Ceagesp.

O ciclo de produção do pepino gira em torno de 90 dias, fazendo com que seja possível realizar várias produções no período de um ano. Nos meses de março e abril é quando ocorre a colheita de pepino em maior escala, pois é a época em que possui um elevado índice de produção. No entanto, no ano de 2014 houve uma acentuada oferta no mercado, fazendo com que os preços diminuíssem consideravelmente.

Umas das principais pragas que atinge esta cultura é a mosca branca, porém alguns produtores, tem utilizado um produto feito à base de óleo de laranja funcionando como veneno para combater essa praga.

Desse modo, de acordo com os dados de produção do pepino a partir de agricultores familiares, entende-se a partir de uma pequena amostra, a importância da Agricultura Familiar na sociedade, tanto para os consumidores, quanto para as famílias produtoras.

Leia mais em:http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/2015/03/conheca-producao-de-pepinos-que-e-realizada-dentro-de-estufas.html

 

Daniel Sá Freire Lamarca

Publicado por Pedro Henrique Santos Bisi

 

A veracidade das informações disponibilizadas nesta página, assim como das imagens e das fotografias, são de inteira responsabilidade das fontes de informação citadas, não refletindo necessariamente a opinião ou o posicionamento do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), de seus colaboradores e de instituições vinculadas ao projeto.

Pin It