A banana produzida pela agricultura familiar inclui-se nos dois milhões de refeições servidas nas 674 escolas municipais da grande São Paulo. A demanda estimada é de 512 toneladas de banana nanica e 194,6 toneladas de banana prata, visando um valor de R$ 1,6 milhões dividido em 86 famílias de agricultores familiares.

A preocupação do ganho imediato das cooperativas estimula a oportunidade de estabelecer capital de giro para os pequenos produtores e supre desafios de abastecimento neste setor.

“A aliança entre cooperativas da agricultura familiar tem sido fundamental para superarmos dificuldades como a entrega de produtos, pois a soma de experiências possibilitou formarmos escalas para atendimento em todas as regionais”, disse Gilberto Ohta, coordenador da comercialização da Coopafasb.

Até o fim de abril as organizações envolvidas com o fornecimento de produtos para a alimentação escolar agregarão outros alimentos à demanda.

A parceria entre agricultura familiar, cooperativas e abastecimentos de alimentação pública é um vínculo que tende alavancar o desenvolvendo da gestão na agricultura familiar e melhorar a qualidade das refeições em instituições municiais. Modelos como este, devem ser repetidos e praticados beneficiando todos os envolvidos.

Veja a matéria na íntegra acessando ao link: http://souagro.com.br/produtos-da-agricultura-familiar-passam-a-fazer-parte-da-alimentacao-escolar-de-sp/

Juliana Bernardes