O Grupo de Pesquisa Tecnologia de Acesso a Dados (GPTAD) e o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF), com o apoio institucional e financeiro de programas e universidades brasileiras (FCE-UNESP/Tupã, PPGCI-UFPA/Belém, FATEC/Presidente Prudente, UNIMAR/Marília, ITI-UFSCar/São Carlos), organizou o VIII Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (VIII e-CoDAF), evento realizado nos dias 03 e 04 de dezembro de 2022. Na ocasião, proporcionou-se uma reunião online entre pesquisadores, alunos e comunidade científica em prol do debate acerca das aplicações, tendências e reflexões resultantes de investigações que buscam a construção de pontes para diminuir as distâncias entre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), o setor produtivo da agropecuária e do desenvolvimento rural sustentável.

Em sua oitava edição, o evento fomentou discussões que convergiram na temática “Transformação digital no contexto dos pequenos e médios produtores rurais: os dados como diferencial para os desafios do século XXI” tendo sua programação composta pela exibição de cinco conferências, ministradas por palestrantes nacionais e internacionais, e uma seção de apresentação de trabalhos científicos sobre o assunto.

O conhecimento gerado durante o evento se manifesta por meio desta obra, que reúne a transcrição das conferências e a disposição dos trabalhos apresentados. Com relação a sua estrutura, o primeiro capítulo deste livro intitula-se “Tendências, Desafios e Oportunidades da Agricultura Digital no Brasil”, e resulta da palestra ministrada pelo pesquisador da Embrapa Dr. Édson Luis Bolfe, que traça um panorama atual do cenário brasileiro acerca da disseminação das TIC entre produtores de pequeno e médio porte.

O capítulo seguinte intitula-se “Os Circuitos Curtos de Comercialização são modelos de comercialização em contextos justos e sustentáveis”, e é baseado nas explanações da Me. Rossandra Farias de Andrade (integrante do projeto ‘Sembrando Capacidades’, ligado a FAO e parcerias internacionais). Aqui é descrito um dos meios de comercialização mais importantes para o contexto dos pequenos produtores, apontando o papel das agências governamentais, institutos de pesquisa e agentes internacionais para o desenvolvimento de oportunidades e capacitação.

No terceiro capítulo, intitulado “Huertas comunitarias STEM”, o Prof. Dr. Ramón Majé Floriano (Universidade Surcolombiana/Colômbia) relata os resultados de uma iniciativa que implementou dispositivos e sensores tecnológicos no processo produtivo de pequenas hortas, e associou esta experiência a uma atividade de ensino para estudantes colombianos, utilizando as informações e dados gerados como embasamento para conhecimentos teóricos obtidos durante as disciplinas de forma prática, e alinhados com as tendências digitais.

O quarto capítulo intitula-se “Sustentabilidade dentro do Modelo de Núcleos com pequenos produtores palmicultores” e resulta da palestra do Eng. Dr. Diego Ignacio Nieto Mogollón, que contextualiza um segmento produtivo da agropecuária colombiana que possui participação majoritária de pequenos produtores, apontando aspectos relacionados a coordenação da cadeia produtiva, atuação de agentes governamentais e extensionistas, certificação e distribuição da produção do cultivo no mercado interno e externo.

Da quinta conferência realizada no VIII e-CoDAF resultou o quinto capítulo deste livro, intitulado “Acesso a dados na Economia Solidária e segmentos econômicos observados na recuperação de dados do governo” e com autoria de Jacquelin Teresa Camperos Reyes. Nele, a autora descreve como se dá o acesso a dados e informações, consideradas relevantes para o cotidiano e atividade profissional de pequenos produtores, nos portais de agências governamentais brasileiras, destacando as principais características deste processo.

Os capítulos seguintes deste livro resultam dos trabalhos submetidos, aprovados e apresentados no VIII e-CoDAF. Para organizar a linha de base teórica desta obra, esses capítulos (Cap. 6 ao Cap. 11) podem ser divididos em dois eixos temáticos envolvendo os elementos centrais do evento – ‘TIC’ e ‘pequeno produtor’ – com intersecções interdisciplinares nas áreas de Administração, Ciência da Informação, Ciência da Computação, Ciências Agrárias, entre outras áreas do conhecimento.

O primeiro eixo é composto por três capítulos e apresenta questões ligadas ao acesso e uso das TIC para as atividades da gestão da propriedade, como, por exemplo, no planejamento das estratégias comerciais ou no controle do processo produtivo. Neste bloco, encontram-se os capítulos intitulados: Cap. 6 - “Patrocínio de feiras agropecuárias como estratégia de Marketing (ZAGO DOS SANTOS; MACHADO; BERNARDO, 2022)”, que discuti o papel dos patrocínios de feiras agropecuárias como estratégia de marketing, observando suas influências no direcionamento da programação desses eventos; Cap. 7 - “Estudo sobre fontes de dados para instrumentalização da tomada de decisão em propriedades rurais (RODRIGUES; MOREIRA; SANT’ANA, 2022)”, que identifica necessidades informacionais envolvidas em processos de tomada de decisão no contexto da gestão de propriedades rurais, elencando fontes de dados que tenham potencial de uso para os envolvidos; e Cap. 8 - “Gestão da Informação e tecnologias digitais no contexto da agricultura familiar (GAZZOLA; PINHEIRO, 2022)”, que reflete sobre a importância da gestão da informação e do uso das tecnologias digitais por pequenos produtores rurais no que se refere as atividades associadas ao planejamento da produção em suas propriedades.

O segundo eixo teórico também é composto por três capítulos, e versam sobre questões ligadas ao acesso e uso das TIC para finalidades especiais e estratégicas do setor, como, por exemplo, empoderamento digital de seguimentos chave da agricultura familiar (mulheres, MST) e aspectos associados a sustentabilidade energética. Os capítulos que representam este eixo são intitulados: Cap. 9 - “Mulheres rurais e a inclusão da Tecnologia da Informação e Comunicação como um diferencial para agricultura familiar (BRITO; BAPTISTA)”, que analisa a transformação digital no campo, observando aspectos relacionados às produtoras e mulheres do campo; Cap. 10 - “Venda direta e online no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – SP: uma análise da plataforma Faz a Feira a partir das Cestas Agroecológicas (LAVRATTIA; VERONEZ JÚNIOR, 2022)”, que analisa uma plataforma denominada Faz a Feira, ambiente digital utilizado na comercialização da produção derivada de produtores ligados ao MTST do estado de São Paulo; e Cap. 11 - “TI Verde: eficiência energética de Data Centers de Serviços de Redes Sociais Online (CONCEIÇÃO; ISSBERNER; RODRIGUES, 2022)”, que estuda como o consumo energético de ‘data centers’ ligados aos Serviços de Redes Sociais Online é tratado na literatura, identificando os desafios enfrentados pelas instituições detentoras na manutenção da sustentabilidade.

Concluo convidando toda comunidade acadêmica e demais interessados nas temáticas que estão na essência do e-CoDAF a continuarem contribuindo com iniciativas práticas e/ou geração de conhecimento acerca dessas questões, pois uma temática complexa como esta ainda carece de investigações direcionadas a fatores tecnológicos, econômicos, sociais e políticos que permeiam este cenário.

Acesse a obra completa em: Clique aqui

Pin It