O Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (e-CoDAF), evento promovido pelo projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CODAF), foi realizado no dia 8 de novembro de 2019 e contou com a colaboração de quatro Instituições de Ensino Superior: UNESP, FATEC, UFPA e UEL.
Nesta edição, abordou-se a temática “Aproximando o pequeno produtor ao acesso e uso de dados: construindo pontes entre suas necessidades e as TIC”. O evento foi transmitido em quatro localidades simultaneamente: na Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Tupã – SP, na Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Presidente Prudente – SP, na Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém – PA, e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR.

A palestra de abertura, intitulada “Novas formas de comprar e vender: Um sistema web de gerenciamento de informações para a comercialização de produtos agrícolas de fazendas familiares sem intermediários”, foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Ferrás Sexto (Universidad de Santiago de Compostela/Espanha), que apresentou as características de um ambiente informacional digital especializado na comercialização de produtos provindos de pequenos produtores na Espanha.

No período da tarde, o Prof. M. S. Luis Emiro Ramirez Gomez (Magistério Nacional da Colômbia) realizou a palestra intitulada “Agromática utilizada em pesquisa e inovação em aulas escolares rurais: caso de êxito na Colômbia” e discorreu sobre a aplicação de tecnologias informáticas no processo de ensino e aprendizagem de jovens em escolas rurais na Colômbia.
Por fim, a palestrante Thaylizze Goes Nunes Pereira (PPG em Ciências Sociais/UNESP), ministrou a palestra intitulada “A importância das TIC como recurso de apoio para o escoamento da produção agrícola nos Assentamentos de Reforma Agrária”, que descreveu os aspectos do uso de redes sociais para a divulgação e comercialização de produtos cultivados em um assentamento de reforma agrária.

Durante os três períodos do evento, também foram realizadas comunicações orais dos artigos científicos aprovados, que serão publicados no formato de livro eletrônico, sendo que os melhores trabalhos foram selecionados para publicar na revista ReCODAF.

As atividades do VI e-CoDAF foram gravadas e podem ser acessadas através do link: http://dadosabertos.info/videos