O Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia (CEDIT) é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tecnologias de Acesso a Dados (GPTAD) em conjunto com o Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF). O evento tem como objetivo proporcionar debates e reflexões a partir de seminários apresentados por professores e pós-graduandos, abordando, de forma interdisciplinar, problemas e temáticas correlatas às áreas de Administração, Engenharia de Biossistemas, Ciência da Informação, Ciências Agrárias, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entre outras.

Em sua 9º edição, ocorrida no dia 18 de outubro de 2019, o evento contou com duas palestras que abordaram a temática 'Tecnologias para obtenção de dados imagéticos'. A primeira, intitulada 'Competição Fórmula Drone – Aero IF Tupã', foi ministrada pelo professor Dr. Esdras Nicoletto da Cunha (IF/Tupã), e discorreu sobre o uso de Drones e suas aplicações para o transporte de cargas, área da saúde e agricultura; e a segunda, intitulada 'Técnicas para tratamento de imagens', foi realizada pela professora M.S. Eveline Batista Rodrigues (ETEC/Tupã), e tratou sobre as técnicas e tecnologias envolvidas no tratamento de dados de imagens, contextualizando o processo com o ciclo de vida dos dados.

Além das palestras, também houve a apresentação de resultados de uma pesquisa publicada em um periódico científico realizada por um dos integrantes do GPTAD. Esta pesquisa, intitulada 'Estudo comparativo de datasets governamentais do Brasil e da Colômbia, com dados de agricultura e desenvolvimento rural', foi desenvolvida pela M.S. Jacquelin T. Camperos Reyes, e trouxe um comparativo entre as características observadas nos conjuntos de dados em serviços de disponibilização do governo do Brasil e da Colômbia. Ao final, uma mesa de debate foi composta para debater sobre convergências entre o conteúdo das apresentações e esclarecer dúvidas dos ouvintes.

A 9ª edição do CEDIT mantém a estrutura inovadora proposta para a divulgação dos resultados do evento, publicados mediante a disponibilização de conteúdos como, por exemplo, os vídeos, os slides e as transcrições das apresentações, contribuindo, assim, para a ampliação das possibilidades de acesso e uso do conhecimento produzido ao longo das atividades do grupo de pesquisa GPTAD.

A publicação ampliada do 9º CEDIT pode ser acessada em: http://dadosabertos.info/enhanced_publications/9cedit

Pin It