A União dos Produtores de Bioenergia (UDOP) é uma organização que divulga dados sobre o histórico mensal e anual de índices pluviométricos (em milímetros). Membros do projeto CoDAF elaboraram uma representação dessa fonte de dados e identificaram, por meio da análise do conteúdo, o comportamento das chuvas na região de Tupã-SP.

A representação elaborada contém uma visualização da série histórica de dados no intervalo de 1993 até 2018. Essa informação pode auxiliar na tomada de decisão dos agricultores, uma vez que este fator (chuva) pode ter vantagens ou desvantagens na cultura, influenciado diretamente a produtividade por hectare.

Para exemplificar, produtores de amendoim sofreram impactos diante de um maior volume de chuva nos meses de fevereiro e março de 2019, pois a cultura do amendoim necessita secar ao sol após ser retirado do solo, e diante deste fato a produção permanece mais tempo exposta ao ar livre, aumentando o risco de dano permanente na colheita.

Endereço para acesso a representação: http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados/1124-dados-sobre-os-indices-pluviometricos-na-regiao-de-tupa-sp

AUTOR: Adonis Barbosa Carreira

Pin It