O Brasil é o 4° maior produtor mundial de mandioca (CONAB, 2018), com uma produção de 20,8 milhões de toneladas em 2018, cultivados em 1,4 milhões de hectares. Dados sobre a produção de mandioca no estado de São Paulo podem ser acessados em bases disponibilizadas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA).
O IEA é uma organização que tem como objetivo gerar informações para atender as necessidades da agricultura, por meio da pesquisa, análise e divulgação dos dados obtidos. A instituição realiza o levantamento de informações sobre o valor da produção dos principais produtos da agropecuária no estado de São Paulo, onde observam-se os valores da produção da mandioca de mesa (macaxeira e aipim) e da mandioca brava. A mandioca de mesa é um alimento versátil que pode ser consumida cozida, frita ou utilizada para o preparo de bolos e pudins, ao contrário da mandioca brava, que é toxica e necessita de um longo processo para eliminar seu ácido para logo após ser usada pela indústria na produção de farinha e goma para tapioca.
Integrantes do projeto de extensão CoDAF, da UNESP/Tupã, elaboraram uma representação para auxiliar na disseminação dos dados disponibilizados pelo IEA. Após as análises, os estudantes fizeram uma comparação entre valores da receita de produção da cultura em municípios da região da Alta Paulista, como, por exemplo, Tupã, Araçatuba, Dracena e Assis. Estas informações podem auxiliar os produtores a obter parâmetros para avaliar a evolução do mercado da cultura na região.
Fonte de dados no CoDAF: http://codaf.tupa.unesp.br/agricultura-familiar/fontes-de-dados/1127-dados-sobre-a-producao-da-mandioca-no-estado-de-sao-paulo
Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2018): https://www.conab.gov.br/info-agro/analises-do-mercado-agropecuario-e-extrativista/analises-do-mercado/historico-mensal-de-mandioca/item/download/15104_87ab84e372faa534fa097d39adcb71c5
AUTOR: João Vitor dos Santos Vieira