Integrantes do GPTAD e do CoDAF participam de evento internacional sobre Organização do Conhecimento
Durante os dias 09 e 11 de julho de 2018, foi realizado na em Portugal a 15a. conferência da Sociedade Internacional de Organização do Conhecimento - 15th ISKO Conference, sob organização da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do International Society for Knowledge Organization, da ISKO Espanha e Portugal, e do Centro de Pesquisas em Comunicação, Informação e Cultura Digital.

Esta edição do evento, realizada na cidade do Porto, teve como tema "Desafios e Oportunidades para Organização do Conhecimento na Era Digital" e reuniu em sua programação a presença de pesquisadores como David Bawden, Birger Hjorland, Fernanda Ribeiro, Joseph Tennis, Richard Smiraglia, entre outros acadêmicos na vanguarda internacional sobre esta temática.

No congresso da ISKO, ocorreram apresentações de artigos avaliados por pareceristas ad hoc e que, posteriormente, foram publicados no formato de livro, disponível pelo hiperlink https://goo.gl/tkVJd5. Encontram-se neste livro, artigos de resultados de pesquisas realizadas por integrantes do GPTAD - Grupo Tecnologia de Acesso a Dados e do CoDAF - Competências Digitais para Agricultura Familiar.

O artigo dos autores Dr. Fernando de Assis Rodrigues, Pedro Henrique Santos Bisi e Dr. Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, intitulado "Identifying semantic characteristics of user interaction datasets through pplication of a data analysis", identificou características semânticas de atributos de dados em um processo de coleta realizada a partir de bases estruturadas, encontradas em interfaces de exportação de dados de ferramentas de analises de interação com usuário, nos canais de comunicação da Internet, e nas ferramentas de analise de dados na Web associadas ao gerenciamento de periódicos científicos, aplicando processos de análises de dados e técnicas de modelagem. Os slides da apresentação estão disponíveis no hiperlink https://goo.gl/oS4jor.

Também ocorreu a apresentação do artigo intitulado "Domain Analysis of scientific production in Information and Communication Technology in a context of Small Farmers"), dos autores Ms. Fábio Mosso Moreira, Dra. Ely Francina Tannuri de Oliveira e Dr. Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, que identificou os principais pesquisadores que estudam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação por parte de pequenos produtores rurais por meio de uma análise de domínio realizada no conjunto de publicações científicas da base de conhecimento do SCOPUS Elsevier, aplicando um estudo de citação e de co-citação. Os slides da apresentação estão disponíveis no hiperlink https://goo.gl/q5p991.

 Apresentação Fernando de Assis Rodrigues - ISKOApresentação Fabio Moreira - ISKO

Pin It